IPTU 2025: Guia com desconto de 15% deve ser emitida no site da Prefeitura
O IPTU Digital, disponível, exclusivamente, pela internet, oferece um dos maiores descontos entre as capitais do Brasil

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 já está disponível para a emissão, com um desconto de 15% para os contribuintes que decidirem pagar o tributo à vista, em cota única. Esse ano, o imposto será lançado, inteiramente, no formato digital, ou seja, sem o envio de carnês e boletos aos domicílios.
Para ter acesso a guia do IPTU e o desconto oferecido, o contribuinte deve acessar o site de serviços da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), pelo online.maceio.al.gov.br.
É possível gerar a guia informando o número de inscrição do imóvel, que pode ser encontrado em carnês e boletos do IPTU de anos anteriores, ou o CPF do titular mais o CEP da residência.
O cidadão que quiser ajuda para identificar o imóvel, o número de inscrição, emitir a guia e mais, podem entrar em contato com a Secretaria de Fazenda por e-mail (atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br) ou presencialmente, seja na sede do órgão, na Rua Pedro Monteiro, 47, Centro, e nos postos do Já Maceió! Shopping e no Já! Benedito Bentes.
O atendimento em todos os pontos é feito com agendamento prévio. Para marcar um horário na sede da Sefaz Maceió, basta escolher um dia e horário disponivel no www.online.maceio.al.gov.br/1/agendamento/. O agendamento para os postos do Já! deve ser feito em ja.al.gov.br/.
O IPTU pode ser pago via Pix ou aplicativos bancários. A Secretaria de Fazenda reforça que não envia links, SMS, mensagens de Whatsapp ou boletos com a guia ou código de pagamento. O contribuinte deve emitir o IPTU deste ano pelo site da Fazenda Municipal e em caso de dúvida, deve entrar em contato com o órgão por e-mail.
Este ano, a Prefeitura de Maceió oferece a oportunidade de quitar o IPTU com três tipos de descontos diferentes, além de parcelado, sem o desconto. Até o dia 31 de janeiro, o contribuinte pode aproveitar os 15% desconto na cota única, o maior vigente entre as capitais no Nordeste e um dos maiores entre as capitais brasileiras.
Além de trazer mais economia para o cidadão, o pagamento antecipado, aproveitando o abatimento, evita a inadimplência do imóvel e a cobrança de juros e multas, além das consequências futuras que a dívida do IPTU pode trazer para o imóvel.
Veja também
Últimas notícias

Prefeito Luciano define novos projetos viários e de mobilidade urbana em Arapiraca

Prefeita de Palmeira dos Índios segue internada, mas com quadro de saúde estável

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
