Saúde emite alerta epidemiológico sobre Covid-19 para o verão de 2025
Adoção de práticas seguras e vacinação são importantes como medidas preventivas
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou o primeiro alerta epidemiológico de 2025 sobre a Covid-19, destacando a importância de intensificar as medidas de prevenção e proteção durante o verão. Este período é marcado pelo aumento de circulação de moradores e turistas em Maceió, além de eventos e férias escolares, que podem elevar os riscos de transmissão do vírus.
A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) orienta a população a adotar práticas seguras, como o uso de máscaras em ambientes fechados ou com aglomerações, isolamento em casos suspeitos ou confirmados, e a vacinação.
“Os casos de Covid-19 são classificados em Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A Síndrome Gripal é caracterizada por sintomas como febre, calafrios, dor de garganta, coriza, entre outros. Já a Síndrome Respiratória Aguda Grave apresenta sintomas mais severos, como desconforto respiratório, dor no tórax, saturação de oxigênio igual ou inferior a 94% e cianose”, explica Rosicleide Barbosa, da Coordenação Técnica de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis (CTVDATNT).
Em casos leves, o isolamento domiciliar deve ser mantido por sete dias, podendo ser reduzido para cinco dias em caso de teste negativo e ausência de sintomas, mas é necessário continuar utilizando máscara bem ajustada até o décimo dia. Além disso, recomenda-se evitar locais com aglomerações, contato com pessoas imunocomprometidas e viagens durante esse período.
Importância da vacinação
A vacinação contra a Covid-19 permanece como a principal estratégia para evitar internações e óbitos. Em Maceió, a imunização está disponível nas Unidades Básicas de Saúde e pontos fixos (Confira locais). O alerta também reforça a importância da notificação rápida dos casos suspeitos pelos sistemas oficiais do Ministério da Saúde, para garantir o acompanhamento adequado e a contenção do vírus.
Tratamento antiviral
Outro ponto destacado no alerta é a disponibilidade de tratamento antiviral com Nirmatrelvir e Ritonavir (Paxlovid) para pacientes de alto risco, como pessoas com mais de 65 anos ou imunocomprometidos. O medicamento está disponível na Unidade de Saúde Pitanguinha e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche, sendo necessário iniciar o tratamento até cinco dias após o início dos sintomas.
Para mais informações e esclarecimentos, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS Maceió) está disponível pelos telefones (82) 3312-5585 e (82) 98882-1112 (WhatsApp), além do e-mail [email protected]. A SMS reforça que a colaboração de todos é essencial para que as festas de verão em Maceió sejam mais seguras para a população e visitantes.
Veja também
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
