Ministro Renan Filho inaugura complexo de biocombustíveis em Alagoas
Segundo ele, a inauguração das refinarias colocam o Estado na vanguarda da sustentabilidade

A transição energética no Brasil ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (27), com a inauguração do Complexo de Biorrefinarias Integradas de Biocombustíveis Sustentáveis Avançados, em São Miguel dos Campos, Alagoas.
A cerimônia contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Alckmin destacou a importância do complexo inaugurado para o setor de transportes e para o Brasil como um todo. “Reduzir a emissão de carbono é uma questão urgente, tanto para a população atual quanto para as futuras gerações”, afirmou.
O vice-presidente ressaltou as ações do governo em prol da sustentabilidade. “Em 2023, lançamos o programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que amplia as exigências de sustentabilidade para a frota automotiva e incentiva o desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de mobilidade e logística”, enfatizou.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou a relevância do projeto para a descarbonização do setor de transportes e para o avanço do Brasil como referência global em energia sustentável.
“A história mostra que o nosso futuro passa pela redução das emissões de carbono. No Ministério dos Transportes, temos trabalhado em iniciativas alinhadas a essa meta, como os corredores azuis, que garantirão o abastecimento de caminhões de carga com gás natural liquefeito, reduzindo em até 30% as emissões de carbono, além de outras importantes ações”, exemplificou.
Renan também enfatizou o impacto econômico do empreendimento.
“Para além da sustentabilidade, este projeto é de enorme relevância econômica. Combinado à estrutura geológica e à capacidade de armazenamento, o estado ganhará um diferencial competitivo, oferecendo energia de baixo custo, segurança no abastecimento e inovação tecnológica, além de gerar emprego e renda para a população de Alagoas”, concluiu.
Agenda climática
O lançamento ocorre em um momento estratégico para o Brasil, que busca reduzir suas emissões de gases de efeito estufa no setor de transportes terrestres – um dos maiores responsáveis pelas emissões globais de CO₂.
“Estamos mostrando que é possível crescer de forma sustentável, reduzindo emissões e promovendo o desenvolvimento regional", afirmou Renan Filho.
De acordo com o Balanço Energético Nacional (BEN) de 2024, 22,5% da energia utilizada no setor de transportes no Brasil em 2023 veio de fontes renováveis, como etanol e biodiesel. Esse percentual reflete a vocação brasileira para a sustentabilidade.
O Ministério dos Transportes explora e incentiva alternativas mais eficientes e menos poluentes. Tecnologias inovadoras, como o sistema de livre passagem (free flow), estão sendo implementadas para reduzir o impacto ambiental das rodovias federais.
Além disso, uma nova norma determina que 1% da receita bruta dos contratos de concessões rodoviárias seja destinado à infraestrutura sustentável, fortalecendo o compromisso com a transição energética.
Destaque internacional
Projetos como o Complexo de Biorrefinarias de Alagoas colocam o Brasil em posição de vanguarda na transição para uma economia de baixo carbono, ao mesmo tempo que geram empregos, atraem investimentos e fomentam o desenvolvimento regional.
O evento não apenas celebrou o início de uma nova era para os biocombustíveis no Brasil, mas também reafirmou o papel do país como um ator global na luta contra as mudanças climáticas, liderando por meio da inovação a busca por sustentabilidade.
Veja também
Últimas notícias

EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes

DMTT orienta população sobre mudança de sentido em rua no Poço

Prefeito Ronaldo Lopes anuncia ampliação do Programa Sua Vida Com Um Novo Olhar

Prefeitura de Palmeira inicia nesta quarta (30) o pagamento dos servidores municipais

Urbanização da orla da comunidade Ponta Mofina será inaugurada na sexta-feira, 01

Homem morre após cair de bicicleta em Luziápolis; IML confirma óbito
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
