Ministro Renan Filho inaugura complexo de biocombustíveis em Alagoas
Segundo ele, a inauguração das refinarias colocam o Estado na vanguarda da sustentabilidade
A transição energética no Brasil ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (27), com a inauguração do Complexo de Biorrefinarias Integradas de Biocombustíveis Sustentáveis Avançados, em São Miguel dos Campos, Alagoas.
A cerimônia contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Alckmin destacou a importância do complexo inaugurado para o setor de transportes e para o Brasil como um todo. “Reduzir a emissão de carbono é uma questão urgente, tanto para a população atual quanto para as futuras gerações”, afirmou.
O vice-presidente ressaltou as ações do governo em prol da sustentabilidade. “Em 2023, lançamos o programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que amplia as exigências de sustentabilidade para a frota automotiva e incentiva o desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de mobilidade e logística”, enfatizou.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou a relevância do projeto para a descarbonização do setor de transportes e para o avanço do Brasil como referência global em energia sustentável.
“A história mostra que o nosso futuro passa pela redução das emissões de carbono. No Ministério dos Transportes, temos trabalhado em iniciativas alinhadas a essa meta, como os corredores azuis, que garantirão o abastecimento de caminhões de carga com gás natural liquefeito, reduzindo em até 30% as emissões de carbono, além de outras importantes ações”, exemplificou.
Renan também enfatizou o impacto econômico do empreendimento.
“Para além da sustentabilidade, este projeto é de enorme relevância econômica. Combinado à estrutura geológica e à capacidade de armazenamento, o estado ganhará um diferencial competitivo, oferecendo energia de baixo custo, segurança no abastecimento e inovação tecnológica, além de gerar emprego e renda para a população de Alagoas”, concluiu.
Agenda climática
O lançamento ocorre em um momento estratégico para o Brasil, que busca reduzir suas emissões de gases de efeito estufa no setor de transportes terrestres – um dos maiores responsáveis pelas emissões globais de CO₂.
“Estamos mostrando que é possível crescer de forma sustentável, reduzindo emissões e promovendo o desenvolvimento regional", afirmou Renan Filho.
De acordo com o Balanço Energético Nacional (BEN) de 2024, 22,5% da energia utilizada no setor de transportes no Brasil em 2023 veio de fontes renováveis, como etanol e biodiesel. Esse percentual reflete a vocação brasileira para a sustentabilidade.
O Ministério dos Transportes explora e incentiva alternativas mais eficientes e menos poluentes. Tecnologias inovadoras, como o sistema de livre passagem (free flow), estão sendo implementadas para reduzir o impacto ambiental das rodovias federais.
Além disso, uma nova norma determina que 1% da receita bruta dos contratos de concessões rodoviárias seja destinado à infraestrutura sustentável, fortalecendo o compromisso com a transição energética.
Destaque internacional
Projetos como o Complexo de Biorrefinarias de Alagoas colocam o Brasil em posição de vanguarda na transição para uma economia de baixo carbono, ao mesmo tempo que geram empregos, atraem investimentos e fomentam o desenvolvimento regional.
O evento não apenas celebrou o início de uma nova era para os biocombustíveis no Brasil, mas também reafirmou o papel do país como um ator global na luta contra as mudanças climáticas, liderando por meio da inovação a busca por sustentabilidade.
Veja também
Últimas notícias
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em São Miguel dos Milagres
Polícia é acionada após confusão e troca de ameaças no Centro de Cacimbinhas
Acidente de trânsito envolvendo seis veículos deixa trânsito lento na Av. Durval de Góes Monteiro
Jovem é encontrado morto a tiros às margens de estrada vicinal em Lagoa da Canoa
Motoqueiro foge de abordagem policial e fica ferido ao sofrer acidente no município do Pilar
Explosão em depósito clandestino de fogos deixa um morto, 10 feridos e 21 casas afetadas em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
