Quer parar de fumar? Veja como obter suporte em Maceió
Programa de Prevenção e Cessação do Tabagismo possui sete núcleos de tratamento que atendem os fumantes que querem deixar o vício

O tabagismo é uma preocupação global. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa de mortalidade atribuída ao tabaco acomete 12% da população no mundo inteiro. O ato de fumar é considerado um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, respiratórias crônicas, cânceres e diabetes, porém consiste numa das causas de morte evitável mundialmente.
Em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza através do Programa de Prevenção e Cessação do Tabagismo, serviços para quem deseja parar de fumar. São sete núcleos de tratamento em pontos estratégicos na capital alagoana, que visam prestar todo suporte à população, por demanda espontânea.
Laís Porangaba, responsável técnica do Programa de Prevenção e Cessação do Tabagismo da (SMS) informa que a prestação de serviços a quem deseja parar de fumar conta com todo suporte e acompanhamento. “Essa rede de apoio é essencial para contribuir no controle e cessar o tabagismo ativo em Maceió. O tratamento oferecido pelo SUS inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, tanto individual quanto em grupo. Em alguns casos também disponibilizamos terapia medicamentosa", informa.
A última pesquisa realizada em 2023 pela Progress Hub, publicada pela Agência Brasil, destaca que o país está em primeiro lugar no combate e controle ao tabagismo. Ainda de acordo com os dados, 12,6% da população adulta do Brasil é fumante, isso significa uma queda de 7 pontos percentuais a menos na média global registrada. Podemos considerar que as ações de estratégia de cessar o uso de cigarros tem repercutido positivamente na conscientização, através da promoção em saúde e educação.
Como e onde aderir o tratamento
Interessados em participar do tratamento contra o tabagismo podem procurar qualquer núcleo ativo, portando documento com foto, comprovante de residência e cartão SUS. É realizado acolhimento e cadastro do paciente, a fim de coletar informações para o tratamento adequado. Não há necessidade de encaminhamento.
Onde encontrar?
Os núcleos estão instalados no II Centro de Saúde (Praça da Maravilha - Poço), Unidade de Referência em Saúde (URS) João Paulo II (Jacintinho), Unidade de Saúde da Família (USF) Dídimo Otto Kummer (Benedito Bentes), Clínica da Família José Aprígio Vilela (Benedito Bentes), Hospital Universitário (Cidade Universitária) e no Centro Universitário Cesmac (Centro de Pesquisa Dr. Marco Mota - Farol).
Veja também
Últimas notícias

Israel mantém ofensiva em Gaza, mesmo após apelo de Trump

Cientistas descobrem nova espécie de mamífero após anos de estudo no Peru

Drones russos atacam estação de trem na Ucrânia e deixam 30 feridos
![[Vídeo] Acidente na Chã de Bebedouro deixa condutor ferido em Maceió](https://img.7segundos.com.br/jcRIOyuRra5T-BUyvkcDlWw4t5M=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-10-04-at-105234.jpeg)
[Vídeo] Acidente na Chã de Bebedouro deixa condutor ferido em Maceió

Metanol: governo compra novo antídoto do Japão para tratar intoxicação

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
