Quase 2 mil caixas de testes rápidos para detecção da dengue serão distribuídas em Alagoas
Segundo a Sesau, material será enviado nesta quarta-feira (5); medida busca fortalece o diagnóstico precoce da doença
 
                            A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) inicia nesta quarta-feira (5), a distribuição de 1.988 caixas de testes rápidos para detecção da dengue nos 102 municípios alagoanos. A medida busca fortalecer o diagnóstico precoce da doença, permitindo uma conduta clínica mais ágil e eficiente.
A distribuição foi definida com base nas notificações de casos suspeitos registradas por cada município entre as semanas epidemiológicas 27 de 2024 e 2 de 2025. Os testes rápidos para detecção da dengue foram encaminhados para o Estado pelo Ministério da Saúde e cada caixa contém 25 unidades.
O município de Maceió receberá o maior quantitativo, contabilizando 400 caixas no total. Arapiraca receberá 200 caixas, e Palmeira dos Índios, 50 caixas.
Coruripe, Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar, Maragogi, Santana do Ipanema e União dos Palmares, irão receber 40 caixas cada um. Os demais municípios serão contemplados com quantitativos menores.
A distribuição dos testes reforça o compromisso do Governo de Alagoas com o combate à dengue, em um momento de alerta para o aumento dos casos no país.
A Sesau orienta que a população procure atendimento médico ao apresentar sintomas como febre alta, dores musculares, manchas vermelhas na pele e dor atrás dos olhos, e reforça a importância da prevenção, eliminando criadouros do mosquito Aedes aegypti.
O secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância da iniciativa para o enfrentamento da dengue em Alagoas.
“O uso desses testes rápidos vai permitir que os profissionais de saúde tenham mais uma ferramenta para identificar casos suspeitos e iniciar o tratamento adequado com mais rapidez. Nosso objetivo é garantir uma resposta eficiente à doença e reduzir complicações nos pacientes”, afirmou o gestor da saúde estadual.
Sobre os testes rápidos
Os testes rápidos detectam o antígeno NS1, uma proteína viral presente no sangue dos infectados nos primeiros dias da doença. Dessa forma, o exame é recomendado para ser realizado entre o primeiro e o quinto dia do aparecimento dos sintomas, facilitando a identificação de casos ativos e contribuindo para o atendimento oportuno dos pacientes.
Embora o teste rápido de dengue seja uma ferramenta útil para a assistência clínica, ele não identifica o sorotipo viral nem substitui exames laboratoriais mais precisos, como os de biologia molecular.
Por isso, a Sesau recomenda que, ao realizar o teste, as unidades de saúde também encaminhem amostras ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/AL) para confirmação e diagnóstico diferencial com outras arboviroses.
Solicitação de retirada
Os municípios alagoanos devem aguardar o recebimento em rota mensal. Já os que necessitam dos testes com mais urgência devem agendar a retirada na Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF), pelo e-mail: [email protected].
Para evitar desperdícios e garantir a disponibilidade dos testes em momentos de maior necessidade, a Sesau orienta que eles sejam utilizados prioritariamente em indivíduos que atendam às definições de caso para dengue.
São considerados suspeitos aqueles que vivem ou viajaram, nos últimos 14 dias, para áreas com transmissão da doença e apresentam febre entre dois e sete dias, acompanhada de pelo menos dois sintomas, como náuseas, vômitos, erupção cutânea, dor muscular e nas articulações, cefaleia, dor na parte mais profunda do olho, manchas vermelhas, prova do laço positiva ou baixa de glóbulos brancos.
Além disso, crianças com quadro febril agudo, sem sinais de outra doença e residentes em locais com circulação do vírus, também devem ser avaliadas.
Veja também
Últimas notícias
 
            Loja Maré de Rica lança operação secreta com ofertas inéditas nesta sexta; veja como participar
 
            MPAL, MPF e DPU analisam sistema que trará transparência ao cadastro habitacional de Maceió
 
            MPAL integra operações que resgatam 755 animais e prendem grande traficante nacional
 
            Vereadora propõe criação de novos CAPS e reforça necessidade de expansão da rede de saúde mental em Maceió
 
            Caio Bebeto incentiva jovens a participarem do Programa Prepara Jovem
 
            TSE condena ex-secretário, ex-vereador e administrador de perfil por divulgação de pesquisa falsa em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		
 
                                             
                                             
                                             
                                            