Em três meses, UPAs de Maceió registram 284 atendimentos às vítimas de acidentes envolvendo motocicleta
Média de três vítimas por dia reflete a alta demanda por atendimentos
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Benedito Bentes, Santa Lúcia e Trapiche da Barra, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), registraram 284 atendimentos às vítimas de acidentes envolvendo moto, entre novembro de 2024 e janeiro de 2025.
Dos 284 casos, 111 deles foram na UPA Benedito Bentes, 106 na UPA Santa Lúcia e 67 na UPA Trapiche da Barra. Isso significa que, em média, foram atendidas três vítimas por dia.
“Acidentes de motos, infelizmente, tem um índice elevado de ocorrências e muitas das vezes as vítimas são direcionadas para as UPAs, seja por meios próprios ou pelo SAMU”, afirma o Dr. Gabriel Freitas, coordenador de Ortopedia das UPAs geridas pelo ISAC, em Maceió.
Ainda segundo o médico, o atendimento à vítima acontece de duas maneiras, dependendo da forma em que chegou na UPA. Os pacientes que chegam pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) dão entrada na sala vermelha, onde é feito o atendimento inicial pelo médico do setor. E quando chegam por meios próprios, passam pela triagem e depois são direcionados para o atendimento clínico, pediátrico ou ortopédico.
“Por isso, o que a gente sempre orienta e ‘bate na tecla’ é que a população tenha responsabilidade no trânsito e faça uso de equipamentos de proteção. A prevenção é algo que minimiza e muito esse tipo de ocorrência”, finaliza o coordenador.
A direção das três UPAs também reforça que a população tome medidas de precaução, como o uso de equipamentos de proteção individual, especialmente em motocicletas, e que redobre a atenção no trânsito, principalmente aos finais de semana, período em que as ocorrências tendem a aumentar.
Últimas notícias
Casa da Mulher Alagoana registra aumento de atendimentos e amplia proteção às vítimas
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Iluminação de Natal no Parque Massay-ó-k encanta maceioenses e turistas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
Mulher sequestrada e torturada no Jacintinho morre no HGE; polícia apura execução por engano
Tapera completa 68 anos com programação festiva e Natal Luz
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
