TRE/AL cria a Ouvidoria da Igualdade Racial para combater o racismo e a discriminação
A criação Ouvidoria da Igualdade Racial responde a diversas iniciativas nacionais e internacionais que buscam fortalecer a equidade racial dentro do Poder Judiciário
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) deu um importante passo no combate ao racismo e à discriminação racial ao instituir a Ouvidoria da Igualdade Racial. Esse novo canal, vinculado à Ouvidoria Eleitoral, tem como objetivo receber e encaminhar demandas relacionadas a casos de racismo e discriminação racial no âmbito da instituição.
A criação Ouvidoria da Igualdade Racial responde a diversas iniciativas nacionais e internacionais que buscam fortalecer a equidade racial dentro do Poder Judiciário. O objetivo principal do órgão é promover a escuta ativa, acolhendo as denúncias de discriminação e fornecendo o devido encaminhamento para os órgãos competentes.

“Somos o primeiro TRE do país a dar esse importante passo na garantia de um combate mais efetivo aos casos de racismo e discriminação. Nossa gestão tem um compromisso com a promoção da igualdade racial e, especialmente, com a construção de um ambiente mais justo e acessível para todos”, pontuou o presidente do TRE/AL, desembargador Klever Rêgo Loureiro.
Além de lidar com as demandas internas da Justiça Eleitoral, a Ouvidoria da Igualdade Racial também estará disponível para receber denúncias externas relacionadas ao racismo, com um compromisso de confidencialidade e sigilo sobre as informações. Para garantir que os casos sejam tratados de forma eficaz, haverá a colaboração constante do Comitê de Promoção à Equidade Racial e outras instituições parceiras especializadas no assunto.
A Ouvidoria da Igualdade Racial ficará disponível na página da Ouvidoria do TRE/AL, tanto na intranet quanto na internet, e promoverá a colaboração com outras entidades públicas e privadas para prevenir e combater o racismo e a discriminação racial. Também será disponibilizado um canal específico para denúncias no Whatsapp.
Veja também
Últimas notícias
Agentes da Guarda de Maragogi concluem treinamento tático de alto nível
Caso Naiane: Marido de jovem encontrada morta entrega documentos à polícia
MPAL reforça preservação da Caatinga durante evento no Sertão de Alagoas
HIV: dois novos casos de cura são anunciados; total chega a 13
Hemoal tem apenas 25% do percentual mínimo de sangue necessário
Polícia apreende drogas, armas e recupera veículos após confronto em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
