TRE/AL cria a Ouvidoria da Igualdade Racial para combater o racismo e a discriminação
A criação Ouvidoria da Igualdade Racial responde a diversas iniciativas nacionais e internacionais que buscam fortalecer a equidade racial dentro do Poder Judiciário
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) deu um importante passo no combate ao racismo e à discriminação racial ao instituir a Ouvidoria da Igualdade Racial. Esse novo canal, vinculado à Ouvidoria Eleitoral, tem como objetivo receber e encaminhar demandas relacionadas a casos de racismo e discriminação racial no âmbito da instituição.
A criação Ouvidoria da Igualdade Racial responde a diversas iniciativas nacionais e internacionais que buscam fortalecer a equidade racial dentro do Poder Judiciário. O objetivo principal do órgão é promover a escuta ativa, acolhendo as denúncias de discriminação e fornecendo o devido encaminhamento para os órgãos competentes.

“Somos o primeiro TRE do país a dar esse importante passo na garantia de um combate mais efetivo aos casos de racismo e discriminação. Nossa gestão tem um compromisso com a promoção da igualdade racial e, especialmente, com a construção de um ambiente mais justo e acessível para todos”, pontuou o presidente do TRE/AL, desembargador Klever Rêgo Loureiro.
Além de lidar com as demandas internas da Justiça Eleitoral, a Ouvidoria da Igualdade Racial também estará disponível para receber denúncias externas relacionadas ao racismo, com um compromisso de confidencialidade e sigilo sobre as informações. Para garantir que os casos sejam tratados de forma eficaz, haverá a colaboração constante do Comitê de Promoção à Equidade Racial e outras instituições parceiras especializadas no assunto.
A Ouvidoria da Igualdade Racial ficará disponível na página da Ouvidoria do TRE/AL, tanto na intranet quanto na internet, e promoverá a colaboração com outras entidades públicas e privadas para prevenir e combater o racismo e a discriminação racial. Também será disponibilizado um canal específico para denúncias no Whatsapp.
Veja também
Últimas notícias
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra funcionária do PP de Lira
Jovem é detido com cocaína no município de Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
