TRE/AL cria a Ouvidoria da Igualdade Racial para combater o racismo e a discriminação
A criação Ouvidoria da Igualdade Racial responde a diversas iniciativas nacionais e internacionais que buscam fortalecer a equidade racial dentro do Poder Judiciário
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) deu um importante passo no combate ao racismo e à discriminação racial ao instituir a Ouvidoria da Igualdade Racial. Esse novo canal, vinculado à Ouvidoria Eleitoral, tem como objetivo receber e encaminhar demandas relacionadas a casos de racismo e discriminação racial no âmbito da instituição.
A criação Ouvidoria da Igualdade Racial responde a diversas iniciativas nacionais e internacionais que buscam fortalecer a equidade racial dentro do Poder Judiciário. O objetivo principal do órgão é promover a escuta ativa, acolhendo as denúncias de discriminação e fornecendo o devido encaminhamento para os órgãos competentes.

“Somos o primeiro TRE do país a dar esse importante passo na garantia de um combate mais efetivo aos casos de racismo e discriminação. Nossa gestão tem um compromisso com a promoção da igualdade racial e, especialmente, com a construção de um ambiente mais justo e acessível para todos”, pontuou o presidente do TRE/AL, desembargador Klever Rêgo Loureiro.
Além de lidar com as demandas internas da Justiça Eleitoral, a Ouvidoria da Igualdade Racial também estará disponível para receber denúncias externas relacionadas ao racismo, com um compromisso de confidencialidade e sigilo sobre as informações. Para garantir que os casos sejam tratados de forma eficaz, haverá a colaboração constante do Comitê de Promoção à Equidade Racial e outras instituições parceiras especializadas no assunto.
A Ouvidoria da Igualdade Racial ficará disponível na página da Ouvidoria do TRE/AL, tanto na intranet quanto na internet, e promoverá a colaboração com outras entidades públicas e privadas para prevenir e combater o racismo e a discriminação racial. Também será disponibilizado um canal específico para denúncias no Whatsapp.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
