Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas estão abertas até 31 de maio
Em 2024, Alagoas teve 71 estudantes medalhistas na competição, sendo 42 pela Rede Estadual de Ensino
As inscrições para a edição 2025 da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) estão abertas até o dia 31 de maio e podem ser efetuadas pelo site https://www1.fisica.org.br/~obfep/inscricoes-2025/. Em 2024, Alagoas teve 71 estudantes medalhistas na competição, sendo 42 pela Rede Estadual de Ensino.
Organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), a OBFEP visa despertar o interesse pela física entre os estudantes da Educação Básica, identificando talentos na área e promovendo a inclusão por meio do conhecimento. As inscrições dos estudantes devem ser feitas pelo professor credenciado pela escola e podem participar da competição alunos do 9º ano do ensino fundamental, da 1a , 2a e 3a séries do ensino médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir do 2o segmento do ensino fundamental (8o e 9o ano) e ensino médio.

Em Alagoas, a OBFEP é coordenada pelo Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); Secretarias Municipais de Educação (Semeds) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
As provas da primeira fase da OBFEP estão marcadas para o dia 12 de agosto, enquanto as da segunda fase estão agendadas para o dia 22 de novembro.
Alagoas
A Rede Estadual teve 42 medalhistas na edição 2024 da OBFEP. Ao todo, Alagoas teve 71 medalhistas – 15 ouros, 25 pratas e 31 bronzes – e, dentre estes, 42 são da Rede Estadual de Ensino (12 ouros, 11 pratas, 19 bronzes), o que representa 59% do total de premiados. Além disso, a edição 2024 teve a primeira estudante do sexo feminino a conquistar ouro para Alagoas – Cláudia Manuelly Soares Santos, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CPM) Agreste, localizado em Arapiraca.
Esse resultado contempla os melhores desempenhos no nível estadual da olimpíada: destes 71 alunos, 10 também conquistaram medalhas na esfera nacional da OBFEP – dentre os quais, sete da Rede Estadual.
Alagoas teve recorde de inscrições na edição 2024 da OBFEP. De acordo com dados da coordenação estadual da olimpíada, o estado registrou 20.398 estudantes inscritos oriundos de 102 escolas estaduais, municipais e federais, sendo a quinta unidade da federação com o maior número de estudantes e escolas inscritas em todo o país.
Deste quantitativo, 17.592 estudantes e 85 escolas foram da Rede Estadual, que respondeu por 86% dos alunos inscritos e 83,3% das unidades de ensino cadastradas na olimpíada.
Últimas notícias
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Homem assalta adolescente, é perseguido por moradores e escapa de linchamento em Arapiraca
Pai relata detalhes sobre morte do filho em Coruripe; companheira é a principal suspeita
Pesquisa aponta aprovação de 77% à gestão da prefeita Márcia Cavalcante em São Luís do Quitunde
Decoração natalina de São Luís do Quitunde é destaque na Região Norte e encanta Famílias
Flávio se isola na direita após receber bênção de Bolsonaro para 2026
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
