Educação

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas vão até 17 de março

Nesta edição da OBMEP, medalhistas concorrem a bolsas de iniciação científica e professores também serão premiados

Por 7Segundos, com Assessoria 15/02/2025 10h10
Inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas vão até 17 de março
Provas da primeira fase da OBMEP acontecem em junho - Foto: Alexandre Teixeira / Ascom Seduc

Escolas públicas e privadas de Alagoas têm até 17 de março para se inscreverem na edição 2025 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O procedimento deve ser feito pelo site www.obmep.org.br.

Comemorando 20 anos de existência este ano, a OBMEP é considerada a maior olimpíada de conhecimento do país e visa objetivo fomentar o estudo da matemática, além de revelar talentos na área, sendo direcionada para estudantes do ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As provas serão realizadas em duas etapas: a primeira, em 03 de junho, com a aplicação de uma prova objetiva de 20 questões e, a segunda, em 25 de outubro, com uma prova discursiva de seis questões.

Os medalhistas, além de receberem as suas medalhas, são convidados a participarem do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC), que concede bolsas da CNPq aos participantes.

A edição deste ano traz novidades para os professores: além de ganharem diplomas e livros, os docentes receberão uma medalha de ouro especial em reconhecimento ao seu trabalho. Eles também vão concorrer a oito viagens: seis para a Cerimônia Nacional de Premiação da OBMEP 2026 e duas para o Encontro do Hotel de Hilbert.

Alagoas

Em 2024, quase 340 mil estudantes de 884 escolas públicas e privadas de Alagoas participaram da OBMEP - mais de 18,5 milhões em todo o Brasil. Pela rede estadual de ensino, foram 153.380 estudantes e 282 escolas inscritos, o que representa 45,5% do total de alunos e 32% das escolas participantes.

A rede estadual de ensino de Alagoas teve 78 medalhas na edição 2024 da OBMEP. Destes 78 estudantes, 22 conquistaram medalhas tanto na esfera estadual como na nacional – nesta última, competindo com alunos de todo o Brasil.

Destas 78 medalhas, 6 são de ouro, 18, de prata, e 54, de bronze. Já as 22 medalhas da esfera nacional consistem em 3 ouros, 6 pratas e 13 bronzes. Quando somados às 178 Menções Honrosas em âmbito nacional, o número de premiados da rede estadual sobe para 256.

Ao todo, Alagoas teve 62 medalhas na esfera nacional da olimpíada – 9 ouros, 14 pratas e 39 bronzes – quando somadas as conquistas de escolas estaduais, municipais, privadas e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Quando se contabiliza os melhores desempenhos em âmbito estadual, Alagoas totaliza 287 medalhas.

A rede estadual conta com 35% dos medalhistas nacionais e 27% dos medalhistas na esfera estadual.

Conquista

As quatro medalhas conquistadas na OBMEP ao longo de sua trajetória escolar renderam ao estudante Amon Chalegre uma vaga no bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação do IMPA Tech, curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), financiado pelo Governo Federal em parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro.

Amon, que estudou nas escolas estaduais Moreira e Silva e D. Pedro II, no Cepa, em Maceió, é o único alagoano entre os 100 selecionados para o curso, que reúne prodígios da matemática de todo o Brasil e os capacita para o mercado de tecnologia e inovação.

Em sua trajetória escolar, o jovem conquistou quatro medalhas nesta competição, sendo 1 bronze pela Escola Estadual D. Pedro II em 2019 e 1 bronze, 1 prata e 1 ouro pela Escola Estadual Moreira e Silva entre os anos de 2022 e 2024.

A medalha de ouro, honraria mais cobiçada da OBMEP, é uma conquista que 1 a cada 36 mil estudantes em todo o Brasil alcança.