Alagoas registra queda de 6,1% nos crimes violentos letais em fevereiro de 2025
Levantamento foi apresentado durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (7)
Alagoas registrou uma redução de 6,1% de casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em fevereiro deste ano, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL).
O levantamento foi apresentado durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (7). Na ocasião, o secretário Flávio Saraiva destacou os avanços conquistados pelas forças de segurança e o impacto positivo das ações integrada.
“Temos o mês de fevereiro com o menor índice de toda a série histórica. Em 2012 foram registrados 226 casos, enquanto este ano foram 76. Uma redução que ultrapassa os 70% e isso nunca houve na história de Alagoas uma redução tão significativa. É fruto de um trabalho intenso e qualificado, mas que, infelizmente, algumas pessoas descredibilizam nossos esforços, mas todos os meses temos respondido com trabalho”, disse o secretário.
Em Arapiraca, houve um aumento de CVLIs em fevereiro, passando de 5 para 6 casos.
“No acumulado do ano, a redução dos homicídios em Alagoas é de 4,8%, enquanto em Maceió a redução foi de 16,6%. São resultados que demonstram o compromisso das forças de segurança e a eficácia do planejamento estratégico adotado pelo Governo do Estado”, afirmou o secretário Executivo de Gestão Interna, José Carlos, que realizou a apresentação.
Feminicídio
Os dados também mostram que, em fevereiro de 2025, o número de feminicídios em Alagoas permaneceu estável em relação ao mesmo período do ano anterior, com dois casos registrados. No acumulado do ano, o estado contabiliza três ocorrências desse tipo de crime.
Apesar da manutenção dos índices, o secretário Executivo de Polícias de Segurança, Patrick Madeiro, destacou que o combate à violência contra a mulher continua sendo uma prioridade para as forças de segurança, com ações preventivas e repressivas, além do fortalecimento da rede de proteção às vítimas.
Prisões
No que se refere ao cumprimento de mandados de prisão, as operações realizadas ao longo de fevereiro resultaram na captura de 93 suspeitos envolvidos em diversos crimes, incluindo homicídio, estupro, tráfico de drogas e roubos.
Entre os presos, 33 foram detidos por homicídio e 19 por tráfico de drogas, evidenciando o trabalho contínuo das forças policiais na repressão ao crime organizado. O secretário ressaltou que as prisões refletem o esforço conjunto das unidades especializadas e do serviço de inteligência, garantindo que criminosos sejam retirados de circulação e a sensação de segurança da população seja reforçada.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
