Secult prorroga consulta pública sobre a difusão do livro e da leitura nos munícipios alagoanos
Fazedores de cultura têm até o dia 15 de abril para participar

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult) prorrogou até o dia 15 de abril a consulta pública sobre a difusão do livro e da leitura nos municípios alagoanos.
A iniciativa, realizada através do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado, busca diagnosticar as políticas públicas voltadas para o livro, a leitura e a literatura, garantindo que o Plano Estadual do Livro e Leitura de Alagoas (PELL-AL) reflita as realidades e necessidades locais.
De acordo com a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a consulta pública é um passo importante para a formulação de um plano que atenda de forma eficaz às demandas da população.
“Queremos ouvir os mediadores de leitura, os gestores culturais e educacionais, além de toda a sociedade civil engajada na promoção do livro e da leitura em Alagoas. Essa escuta ativa é fundamental para que possamos construir políticas assertivas e inclusivas”, destacou a secretária.
A pesquisa está dividida em quatro eixos temáticos. O Eixo 1 - Democratização do acesso avalia o funcionamento das bibliotecas de acesso público e iniciativas para ampliação do alcance da leitura. O Eixo 2 - Fomento à leitura e formação de mediadores analisa a importância de fomentadores que incentivam a formação de novos leitores. O Eixo 3 - Valorização da leitura e da comunicação destaca o livro como um valor social e cultural a ser preservado e reconhecido como direito de cidadania. Já o Eixo 4 - Desenvolvimento da economia do livro enfatiza o apoio à produção literária e ao consumo de bens de leitura.
A coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas de Alagoas, Mira Dantas, reforçou a importância da participação dos fazedores de cultura.
“Estamos construindo um plano que irá impactar diretamente a forma como a leitura é disseminada em nosso estado. Quanto mais vozes participarem desse processo, mais eficiente e representativo ele será”, afirmou.
A pesquisa é direcionada a mediadores e promotores de leitura, organizações da sociedade civil, gestores municipais de cultura e educação, além de profissionais que trabalham com a cultura do livro e da leitura em ambientes presenciais, digitais ou híbridos. O
Últimas notícias

Polícia Civil prende jovem suspeita de matar mãe queimada em Arapiraca

Tardezinha Cultural tem primeira edição itinerante no Canaã neste final de semana

Acidente no Rio de Janeiro gera troca de corpos e drama para família em Alagoas

PM prende foragido com três mandados de prisão em São Brás

Rebanho bovino cai 3%, mas produção de leite movimenta R$ 1,3 bilhão em Alagoas

Jovens de Japaratinga preparam-se para o Enem com aulões gratuitos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
