Secult prorroga consulta pública sobre a difusão do livro e da leitura nos munícipios alagoanos
Fazedores de cultura têm até o dia 15 de abril para participar
A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult) prorrogou até o dia 15 de abril a consulta pública sobre a difusão do livro e da leitura nos municípios alagoanos.
A iniciativa, realizada através do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado, busca diagnosticar as políticas públicas voltadas para o livro, a leitura e a literatura, garantindo que o Plano Estadual do Livro e Leitura de Alagoas (PELL-AL) reflita as realidades e necessidades locais.
De acordo com a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a consulta pública é um passo importante para a formulação de um plano que atenda de forma eficaz às demandas da população.
“Queremos ouvir os mediadores de leitura, os gestores culturais e educacionais, além de toda a sociedade civil engajada na promoção do livro e da leitura em Alagoas. Essa escuta ativa é fundamental para que possamos construir políticas assertivas e inclusivas”, destacou a secretária.
A pesquisa está dividida em quatro eixos temáticos. O Eixo 1 - Democratização do acesso avalia o funcionamento das bibliotecas de acesso público e iniciativas para ampliação do alcance da leitura. O Eixo 2 - Fomento à leitura e formação de mediadores analisa a importância de fomentadores que incentivam a formação de novos leitores. O Eixo 3 - Valorização da leitura e da comunicação destaca o livro como um valor social e cultural a ser preservado e reconhecido como direito de cidadania. Já o Eixo 4 - Desenvolvimento da economia do livro enfatiza o apoio à produção literária e ao consumo de bens de leitura.
A coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas de Alagoas, Mira Dantas, reforçou a importância da participação dos fazedores de cultura.
“Estamos construindo um plano que irá impactar diretamente a forma como a leitura é disseminada em nosso estado. Quanto mais vozes participarem desse processo, mais eficiente e representativo ele será”, afirmou.
A pesquisa é direcionada a mediadores e promotores de leitura, organizações da sociedade civil, gestores municipais de cultura e educação, além de profissionais que trabalham com a cultura do livro e da leitura em ambientes presenciais, digitais ou híbridos. O
Últimas notícias
Painel sobre o futuro da informação reúne Eugênio Bucci e especialistas no Centro de Convenções
Motorista morre após caminhão capotar na AL-220, em Batalha
Durante programa “Alimento na Mesa”, prefeita e ex-prefeito de Carneiros declaram apoio a Lira
Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor neste sábado
Vai receber 13º salário? Saiba quais são os prazos, valores e se tem direito
Mega da Virada: apostas começam hoje; prêmio é de R$ 850 milhões
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
