No Dia Mundial do Rim, Sesau relembra casos de pessoas que fizeram transplante renal em Alagoas
Segundo o órgão, o Hospital do Coração Alagoano já realizou 16 intervenções cirúrgicas em pacientes acometidos por doença crônica renal
Nesta quinta-feira (13) é celebrado o Dia Mundial do Rim e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) relembra alguns casos de transplantes renais feitos em Alagoas em 2024.
Segundo o órgão, o Hospital do Coração Alagoano, unidade responsável pela intervenção cirúrgica, já realizou 16 transplantes de setembro de 2024 até janeiro de 2025.
Além desses procedimentos de alta complexidade, o Hospital do Coração Alagoano atendeu cerca de 220 pacientes no Ambulatório de Transplantes, entre março de 2024 e janeiro deste ano. Esses números alcançados são marcas significativas, que resultam de políticas públicas que garantem o acesso integral aos serviços, passando pelo atendimento, diagnóstico e prevenção, até chegar ao tratamento da insuficiência renal crônica.
Como parte das ações proporcionadas pelo governo estadual, por meio da Sesau, o Hospital do Coração Alagoano promoveu, no auditório da unidade, um ciclo de palestras com o tema “Seus rins estão ok? Faça exame de creatinina para saber!”, visando conscientizar sobre a importância dos rins e a prevenção de doenças renais.
A nefrologista do Hospital do Coração Alagoano, Nathália Monteiro, ressaltou a necessidade de a população saber identificar os fatores de riscos da doença crônica renal, como hipertensão arterial, diabetes, problemas cardiovasculares, histórico familiar e idade avançada. A especialista também ressaltou a importância da realização de exames preventivos, a exemplo do de creatinina no sangue e o de urina para verificar o estado de funcionamento dos rins.
“A prevenção é a principal estratégia. Quando diagnosticada precocemente, a doença pode ser tratada com medicações, dieta e mudança no estilo de vida. Caso contrário, o paciente desenvolve a doença renal crônica, que vai progredindo, até atingir seu estágio mais avançado. Daí, o paciente precisará fazer diálise. E esses pacientes que estão em diálise podem ser submetidos ao transplante renal”, disse.
Nathália Monteiro destacou que o Hospital do Coração Alagoano conta com ambulatórios de nefrologia para acompanhamento de pacientes pré e pós-transplante renal. “Como o Hospital do Coração é voltado para doenças cardiovasculares, que é um dos principais fatores de risco da doença renal crônica, há um ambulatório de nefrologia onde esses pacientes são acompanhados através de nossos serviços, visando à prevenção da doença e o tratamento da doença renal crônica”, disse.
Primeiros Transplantados
No dia 13 de setembro do ano passado, após o Hospital do Coração Alagoano ser habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) para realizar o transplante de rim, José Amorim Barbosa, 43 anos, e Izaildo de Araújo, 53 anos, foram os dois primeiros beneficiados com a intervenção.
A cirurgia de alta complexidade foi conduzida pelos nefrologistas Nathalia Pacheco, Agenor Barros e Patrícia Albuquerque; os urologistas Luiz Eduardo Ximenes e Rogério César Correia Bernardo; além do cirurgião vascular Wesley Araújo. Os dois pacientes ainda continuam sendo acompanhados por uma equipe de nefrologistas.
Últimas notícias
Sine Maceió oferece 716 vagas de emprego nesta segunda-feira (1º)
Caso Cláudia Pollyanne: Polícia conclui inquérito e indica dono de clínica por homicídio doloso
Polícia prende em SP acusado de esfaquear homem em bar de Arapiraca
Azul Linhas Aéreas deve indenizar cliente que teve mala quebrada durante viagem
Prefeita Tia Júlia realiza segunda entrega de EPIs aos servidores do Matadouro Público Municipal
Polícia prende suspeito de atropelar e arrastar mulher na Zona Norte de São Paulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
