Defensoria Pública firma acordo com representantes da educação de Maceió sobre apoio escolar de crianças com TEA
Reunião contou com a participação de vereadores, defensores da causa, secretário Municipal de educação e outros

Em reunião promovida pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE-AL), por meio do Núcleo de Proteção Coletiva, foi firmado acordo no qual a Secretaria Municipal de Educação de Maceió se comprometeu a modificar a Portaria 059/2025.
O documento, que previa a atuação de um Profissional de Apoio Escolar (PAE) para até seis crianças com autismo em grau leve, será alterado para garantir uma assistência mais individualizada conforme o grau de cada estudante.
Com a mudança acordada, a nova diretriz deve estabelecer que crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em grau severo terão um profissional de apoio exclusivo, enquanto aquelas com grau moderado contarão com um profissional para cada três alunos. Já no caso do grau leve, um PAE poderá atender até cinco crianças.
A definição se a criança precisará de um profissional exclusivo também levará em consideração laudos biopsicossociais e análise de equipe multidisciplinar do município.
A Defensoria Pública já possui uma ação civil pública que obriga o município a contratar profissionais auxiliares de sala para estudantes com deficiência, incluindo pessoas com TEA.
Diante da publicação da portaria, que fixava a quantidade de alunos por profissional, e de questionamentos feitos por familiares desses alunos, a Secretaria de Educação solicitou que a reunião, com a presença de representantes da Câmara de Vereadores, fosse realizada na Defensoria Pública, resultando no acordo para ajustar os critérios da portaria e assegurar uma educação mais inclusiva.
A reunião foi conduzida pelos defensores públicos Daniel Alcoforado e Marcelo Arantes, e contou com a presença do secretário de Educação de Maceió, Victor Soares Braga, do promotor Gustavo Arns e dos vereadores Chico Filho (presidente da Câmara), Eduardo Canuto, Leonardo Dias, Teca Nelma, Jônatas Omena, Jeannyne Beltrão, Samyr Malta e Silvania Barbosa.
Últimas notícias

“Mais do que internação compulsória, precisamos de qualificação e empregos à população em situação de rua”, diz Leonardo Dias

Secretaria de Cultura divulga resultado do edital para pareceristas da Aldir Blanc

Carlos Alberto, comandante do 10º Batalhão de Palmeira fala sobre a morte de adolescente em perseguição policial

Polícia Científica lança campanha contra o assédio moral e sexual entre servidores

Tia Júlia participa de reuniões na AMA e recebe apoio do senador Renan Calheiros para Palmeira

Tia Júlia participa do lançamento da cartilha orientativa para contratação de artistas na AMA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
