Leonardo Dias propõe inclusão de datas religiosas no Calendário Oficial de Maceió
A iniciativa tem como objetivo reconhecer e proteger essas festividades religiosas como patrimônio cultural imaterial
O vereador Leonardo Dias (PL) apresentou, nesta terça-feira (18), um Projeto de Lei que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Maceió as celebrações de Pentecostes, Corpus Christi, Nossa Senhora dos Prazeres e Cristo Rei. A iniciativa tem como objetivo reconhecer e proteger essas festividades religiosas como patrimônio cultural imaterial, em consonância com práticas adotadas em diversos municípios e estados brasileiros.
O projeto também permite que o Poder Executivo Municipal promova a valorização e a difusão dessas celebrações em parceria com entidades da Igreja Católica. A proposta de Dias destaca a relevância histórica e cultural dessas datas para a comunidade cristã e para a identidade de Maceió:
• Pentecostes: celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e o nascimento da Igreja, sendo uma das festividades mais importantes do cristianismo;
• Corpus Christi: dedicado à devoção ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia, é marcado pela tradicional confecção de tapetes coloridos nas ruas, promovendo a expressão artística e a fé;
• Nossa Senhora dos Prazeres: padroeira de Maceió, cuja festa atrai fiéis para missas, procissões e eventos culturais, ressaltando a identidade religiosa e histórica do município;
• Cristo Rei: celebrado no último domingo do ano litúrgico, reforça a soberania de Cristo e proporciona um momento de reflexão e renovação espiritual para os cristãos.
“A inclusão dessas festividades no Calendário Oficial de Eventos de Maceió é um passo significativo para o reconhecimento e a valorização das manifestações culturais e religiosas em nossa cidade”, afirma o Projeto de Lei.
A proposta está em tramitação na Câmara Municipal de Maceió (CMM). Inicialmente, será discutido na Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) e, em seguida, será submetido à votação em plenário. O vereador foi responsável pela criação de importantes datas no calendário municipal, como o Dia Municipal de Combate à Cristofobia, comemorado no dia 3 de abril, e o Dia da Santa Mãe de Deus, celebrado no dia 1º de janeiro.
O trabalho de Leonardo Dias na Câmara de Maceió tem um histórico de defesa da vida e da fé cristã que antecede o seu mandato como vereador. Como ativista político, Dias articulou a Lei Infância Sem Pornografia, por exemplo, que foi aprovada em mais de 20 municípios, além de ter liderado movimentos contra a inclusão da ideologia de gênero em planos educacionais, ter participado ativamente em campanhas Pró-Vida, dentre outras bandeiras associadas à visão cristã.
No ano passado, entrou em vigor uma lei de autoria do vereador que regulamenta a prestação de assistência religiosa em unidades hospitalares públicas e privadas, bem como em prisões civis e militares. A legislação destaca a importância da assistência religiosa como um direito fundamental, necessário para garantir o pleno exercício da liberdade religiosa e o bem-estar espiritual de pacientes e detentos.
Na pauta da defesa da vida, as ações de Leonardo Dias, durante o mandato, também abraçaram questões sociais, como na lei que autoriza a criação do Bolsa Enxoval, para apoiar mães em situação de vulnerabilidade. Esse trabalho ainda inclui a aprovação da criação do Disque Pró-Vida e da Semana de Conscientização Sobre a Síndrome Pós-aborto, além da criação de espaços específicos, em hospitais, para mulheres que sofrem abortos espontâneos.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
