Leonardo Dias propõe inclusão de datas religiosas no Calendário Oficial de Maceió
A iniciativa tem como objetivo reconhecer e proteger essas festividades religiosas como patrimônio cultural imaterial
O vereador Leonardo Dias (PL) apresentou, nesta terça-feira (18), um Projeto de Lei que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Maceió as celebrações de Pentecostes, Corpus Christi, Nossa Senhora dos Prazeres e Cristo Rei. A iniciativa tem como objetivo reconhecer e proteger essas festividades religiosas como patrimônio cultural imaterial, em consonância com práticas adotadas em diversos municípios e estados brasileiros.
O projeto também permite que o Poder Executivo Municipal promova a valorização e a difusão dessas celebrações em parceria com entidades da Igreja Católica. A proposta de Dias destaca a relevância histórica e cultural dessas datas para a comunidade cristã e para a identidade de Maceió:
• Pentecostes: celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e o nascimento da Igreja, sendo uma das festividades mais importantes do cristianismo;
• Corpus Christi: dedicado à devoção ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia, é marcado pela tradicional confecção de tapetes coloridos nas ruas, promovendo a expressão artística e a fé;
• Nossa Senhora dos Prazeres: padroeira de Maceió, cuja festa atrai fiéis para missas, procissões e eventos culturais, ressaltando a identidade religiosa e histórica do município;
• Cristo Rei: celebrado no último domingo do ano litúrgico, reforça a soberania de Cristo e proporciona um momento de reflexão e renovação espiritual para os cristãos.
“A inclusão dessas festividades no Calendário Oficial de Eventos de Maceió é um passo significativo para o reconhecimento e a valorização das manifestações culturais e religiosas em nossa cidade”, afirma o Projeto de Lei.
A proposta está em tramitação na Câmara Municipal de Maceió (CMM). Inicialmente, será discutido na Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) e, em seguida, será submetido à votação em plenário. O vereador foi responsável pela criação de importantes datas no calendário municipal, como o Dia Municipal de Combate à Cristofobia, comemorado no dia 3 de abril, e o Dia da Santa Mãe de Deus, celebrado no dia 1º de janeiro.
O trabalho de Leonardo Dias na Câmara de Maceió tem um histórico de defesa da vida e da fé cristã que antecede o seu mandato como vereador. Como ativista político, Dias articulou a Lei Infância Sem Pornografia, por exemplo, que foi aprovada em mais de 20 municípios, além de ter liderado movimentos contra a inclusão da ideologia de gênero em planos educacionais, ter participado ativamente em campanhas Pró-Vida, dentre outras bandeiras associadas à visão cristã.
No ano passado, entrou em vigor uma lei de autoria do vereador que regulamenta a prestação de assistência religiosa em unidades hospitalares públicas e privadas, bem como em prisões civis e militares. A legislação destaca a importância da assistência religiosa como um direito fundamental, necessário para garantir o pleno exercício da liberdade religiosa e o bem-estar espiritual de pacientes e detentos.
Na pauta da defesa da vida, as ações de Leonardo Dias, durante o mandato, também abraçaram questões sociais, como na lei que autoriza a criação do Bolsa Enxoval, para apoiar mães em situação de vulnerabilidade. Esse trabalho ainda inclui a aprovação da criação do Disque Pró-Vida e da Semana de Conscientização Sobre a Síndrome Pós-aborto, além da criação de espaços específicos, em hospitais, para mulheres que sofrem abortos espontâneos.
Últimas notícias
Dólar cai para R$ 5,40 com reunião do Copom e mercado externo
Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli
Michelle Bolsonaro se manifesta após decisão de Moraes sobre Zambelli
Operação da Polícia Civil cumpre mandados e prende quatro pessoas em Alagoas
Pão de Açúcar registra 39ºC e entra na lista das cidades mais quentes do Brasil nesta quinta-feira (11)
Melhores sites para rastrear encomendas: como acompanhar seus pacotes com facilidade
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
