Secretária de Educação Básica do MEC elogia comprometimento de Alagoas na melhoria dos índices educacionais
Kátia Schweickardt apontou crescimento do Ideb e ampliação da oferta do ensino integral como ações bem-sucedidas do Estado
A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Kátia Schweickardt, elogiou o comprometimento do Governo de Alagoas com a melhoria dos índices educacionais, destacando o crescimento nas últimas edições do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a ampliação da oferta do ensino integral como dois exemplos de ações bem-sucedidas do Estado.
A secretária acompanhou o ministro Camilo Santana e a comitiva do MEC em visita à Escola Estadual Princesa Isabel na sexta-feira (21). No estado desde quinta-feira (20), o grupo também anunciou investimentos para a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e visitou as obras do campus Rio Largo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
“A Educação Básica acontece nos estados e municípios e nosso papel, enquanto ministério, é de sermos articuladores, indutores de políticas públicas nestas esferas, atuando lado a lado”, destacou.
Kátia celebrou o crescimento de Alagoas no Ideb. Na edição 2023 do índice, o Estado superou as metas estimadas, ficando em 9º lugar no ranking nacional dos anos iniciais do ensino fundamental;7º nos anos finais do ensino fundamental e o 15º melhor IDEB ensino médio do Brasil.
“Temos ficado maravilhados com o crescimento de Alagoas no IDEB nos últimos anos. Vocês, cada vez mais, têm se tornado uma referência na região Nordeste, somando-se ao Ceará e ao Piauí, que já vinham crescendo há bastante tempo, e à Paraíba. É uma honra estarmos aqui e vermos na prática as ações que têm ocasionado o sucesso do Estado”, destaou Kátia que foi secretária de Educação do município de Manaus por oito anos.
Sobre o ensino integral, Kátia ressaltou o alto grau de adesão ao programa federal Escola em Tempo Integral no estado e seus municípios. “A ampliação da jornada em tempo integral é uma das principais frentes de trabalho do MEC e, no decorrer dos últimos anos, Alagoas aumentou muito as suas escolas de ensino integral, fortalecendo esta política. Além disso, quase todos os municípios alagoanos aderiram ao Programa Escola em Tempo Integral”, apontou.
Atualmente, a Rede Estadual de Ensino conta com 126 escolas com oferta de ensino integral, contemplando aproximadamente 38 mil estudantes.
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, agradeceu a visita da comitiva a Alagoas e à Rede Estadual e lembrou que a oferta do ensino integral vai ser ainda mais ampliada com a construção de 57 novas escolas do programa Escola do Coração.
“É uma honra receber a comitiva do MEC em uma de nossas escolas. Trabalhamos incansavelmente para melhorar o ensino aprendizagem de nosso estado, sempre em sintonia com as políticas do Governo Federal. O Programa Alagoano de Ensino Integral foi instituído com a finalidade de universalizar o ensino integral e conta com um importante reforço: o programa Escola do Coração, já considerado o maior investimento em construção de escolas da história de Alagoas. Com ele, 57 novas escolas serão entregues até 2026, beneficiando, diretamente, 57,8 mil estudantes alagoanos”, destacou.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
