Promulgada lei que institui o Dia de Conscientização sobre a Esclerose Tuberosa
Nova legislação estabelece que a data seja celebrada no dia 15 de maio

Nesta segunda-feira (24), foi promulgada a lei de autoria do vereador Leonardo Dias (PL) que institui o Dia de Conscientização sobre a Esclerose Tuberosa no calendário municipal de Maceió. A nova legislação, publicada no Diário Oficial do Município (DOM), estabelece que a data será celebrada no dia 15 de maio, coincidindo com o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Tuberosa.
O objetivo da iniciativa é sensibilizar a população, os profissionais de saúde, os órgãos governamentais e a sociedade civil sobre essa doença rara, promovendo a conscientização, o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e o apoio aos pacientes e suas famílias.
O vereador Leonardo Dias tem se destacado como defensor da causa das doenças raras no legislativo municipal. Em novembro do ano passado, uma de suas propostas foi sancionada, ampliando o alcance do Teste do Pezinho na Rede Municipal de Saúde de Maceió.
A medida permitiu a integração do exame ao Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), ampliando o rastreamento de doenças como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, imunodeficiências primárias e atrofia muscular espinhal, entre outras.
Outra iniciativa do parlamentar é a lei que criou o Programa Observatório da Pessoa com Doença Rara no município. A legislação determina que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promova ações efetivas para garantir a inclusão e a melhoria da qualidade de vida desses pacientes, incluindo levantamentos bienais para obter dados atualizados sobre a quantidade, características e localização de pessoas com doenças raras na capital alagoana.
Em 2023, também foi promulgada a lei que institui a política de atenção integral aos pacientes com doenças raras. A medida prevê ações de promoção, prevenção, detecção precoce, tratamento oportuno, redução de incapacidade e cuidados paliativos, visando reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
"Essa pauta eu assumi em compromisso com os pacientes com doenças raras durante o meu mandato. Me sinto grato em poder ser um canal para que essas pessoas possam ter um acompanhamento mais digno", afirmou Dias.
Inclusão
Ainda nesta segunda-feira, foi promulgada outra lei que institui a Semana da Arte e Cultura Surda no calendário municipal. De acordo com a nova legislação, as celebrações deverão ocorrer na segunda semana de dezembro.
A iniciativa busca fomentar a inclusão e a integração da comunidade surda por meio de manifestações artísticas, culturais e educativas, promovendo maior visibilidade e reconhecimento às expressões culturais dessa comunidade.
Últimas notícias

“Mais do que internação compulsória, precisamos de qualificação e empregos à população em situação de rua”, diz Leonardo Dias

Secretaria de Cultura divulga resultado do edital para pareceristas da Aldir Blanc

Carlos Alberto, comandante do 10º Batalhão de Palmeira fala sobre a morte de adolescente em perseguição policial

Polícia Científica lança campanha contra o assédio moral e sexual entre servidores

Tia Júlia participa de reuniões na AMA e recebe apoio do senador Renan Calheiros para Palmeira

Tia Júlia participa do lançamento da cartilha orientativa para contratação de artistas na AMA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
