Promulgada lei que institui o Dia de Conscientização sobre a Esclerose Tuberosa
Nova legislação estabelece que a data seja celebrada no dia 15 de maio
Nesta segunda-feira (24), foi promulgada a lei de autoria do vereador Leonardo Dias (PL) que institui o Dia de Conscientização sobre a Esclerose Tuberosa no calendário municipal de Maceió. A nova legislação, publicada no Diário Oficial do Município (DOM), estabelece que a data será celebrada no dia 15 de maio, coincidindo com o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Tuberosa.
O objetivo da iniciativa é sensibilizar a população, os profissionais de saúde, os órgãos governamentais e a sociedade civil sobre essa doença rara, promovendo a conscientização, o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e o apoio aos pacientes e suas famílias.
O vereador Leonardo Dias tem se destacado como defensor da causa das doenças raras no legislativo municipal. Em novembro do ano passado, uma de suas propostas foi sancionada, ampliando o alcance do Teste do Pezinho na Rede Municipal de Saúde de Maceió.
A medida permitiu a integração do exame ao Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), ampliando o rastreamento de doenças como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, imunodeficiências primárias e atrofia muscular espinhal, entre outras.
Outra iniciativa do parlamentar é a lei que criou o Programa Observatório da Pessoa com Doença Rara no município. A legislação determina que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promova ações efetivas para garantir a inclusão e a melhoria da qualidade de vida desses pacientes, incluindo levantamentos bienais para obter dados atualizados sobre a quantidade, características e localização de pessoas com doenças raras na capital alagoana.
Em 2023, também foi promulgada a lei que institui a política de atenção integral aos pacientes com doenças raras. A medida prevê ações de promoção, prevenção, detecção precoce, tratamento oportuno, redução de incapacidade e cuidados paliativos, visando reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
"Essa pauta eu assumi em compromisso com os pacientes com doenças raras durante o meu mandato. Me sinto grato em poder ser um canal para que essas pessoas possam ter um acompanhamento mais digno", afirmou Dias.
Inclusão
Ainda nesta segunda-feira, foi promulgada outra lei que institui a Semana da Arte e Cultura Surda no calendário municipal. De acordo com a nova legislação, as celebrações deverão ocorrer na segunda semana de dezembro.
A iniciativa busca fomentar a inclusão e a integração da comunidade surda por meio de manifestações artísticas, culturais e educativas, promovendo maior visibilidade e reconhecimento às expressões culturais dessa comunidade.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
