Brota na Grota beneficia moradores do bairro Petrópolis nesta sexta (28)
Programa contribui para capacitação profissional de mulheres que adquirem autonomia financeira

Nesta sexta-feira (28), o programa itinerante Brota na Grota, promovido pela Prefeitura de Maceió, chega à quadra da Boa Vista, no bairro Petrópolis, das 9h às 15h, oferecendo diversos atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, assistência social, educação, bem-estar animal e outros serviços essenciais.
A ação acontece toda semana e visa levar os atendimentos da Prefeitura de Maceió direto às comunidades mais vulneráveis, proporcionando cidadania e inclusão social aos moradores.
Antes do evento principal, será realizada uma triagem, nesta quinta-feira (27), a partir das 9h, no mesmo local.
Os moradores interessados em atendimento odontológico ou castração de felinos devem comparecer com antecedência, pois as fichas são limitadas.
Entre os serviços disponíveis estão consultas médicas, vacinação de animais domésticos, cadastro e atualização do Bolsa Família, emissão do cartão Cidadão pelo DMTT e orientações jurídicas, garantindo mais benefícios à população.
Mudança de Vida
Uma das histórias que deixam evidente o impacto do programa na vida dos maceioenses, que mais precisam do Poder Público Municipal, é a de Lídia Pereira, moradora do bairro Benedito Bentes.
Lídia conheceu o Brota na Grota através de vizinhos e decidiu se inscrever no Emprega Mulher, oferecido pela Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc).
A iniciativa capacita mulheres em vulnerabilidade social ou que são vítimas de violência doméstica, inserindo-as no mercado de trabalho.
“Fui levada em uma van junto com outras mulheres para realizar a inscrição no curso de confeitaria. A experiência foi tranquila, consegui rapidamente minha matrícula. O curso foi excelente, a professora era ótima e ainda recebemos carteirinha de transporte. Hoje, atuo na área e posso comprovar que sou uma profissional qualificada,” conta Lídia.
Lídia diz que iniciativas assim são fundamentais para ampliar oportunidades. “Apoio que todas as mulheres tenham acesso a informações e oportunidades para regularizar suas profissões. Isso é essencial para garantir nossa independência e conquistar espaço no mundo”, frisa a confeiteira.
A coordenadora-geral de Enfrentamento à Violência e Acolhimento de Mulheres Vítimas de Violência da Semuc, Mariana Alves, destaca que o programa é essencial por levar os atendimentos às comunidades mais vulneráveis, quebrando barreiras de acesso a políticas públicas.
Segundo a coordenadora, somente em 2024, foram realizadas 550 pré-inscrições no Emprega Mulher, evidenciando o alcance da ação.
Mariana ainda reforça que, assim como aconteceu com Lídia, muitas outras mulheres podem ter suas trajetórias transformadas.
"O Brota na Grota oferece acolhimento, autonomia e oportunidades reais para quem mais precisa. Para as mulheres, o acesso aos serviços é sinônimo de mudança e empoderamento", conclui.
No Brota na Grota da próxima sexta-feira, a Semuc vai oferecer orientações jurídicas, encaminhamentos para habitação popular e aluguel Maria da Penha, além de informações sobre o Banco da Mulher Empreendedora, para àquelas que desejam iniciar ou expandir os próprios negócios.
A coordenadora da Semuc informa, que em breve, as inscrições do Emprega Mulher serão retomadas.
O Brota na Grota é considerado o maior programa de inclusão social do Brasil, idealizado pela gestão do Prefeito JHC, e coordenado pela Secretaria Municipal de Governo e de Subprefeituras (Segov).
Últimas notícias

Prisão é o fim da minha vida, estou com 70 anos, diz Bolsonaro

Sequestrador de Ingrid Vitória morre após reagir a abordagem policial

Com aprovação de 85% da população, educação pública de Alagoas avança com investimentos

Faculdade de Direito da Ufal emite nota sobre golpes com nomes de advogados do Emaj

Colisão entre moto e cachorro deixa homem ferido na Av. Durval de Góes Monteiro

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 40 milhões
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
