Saiba o que é o DIU e como ter acesso ao método gratuitamente em Alagoas
Dispositivo Intrauterino (DIU) tem o objetivo de evitar a gravidez não programada
A inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) com o objetivo de evitar a gravidez não programada é feita no Ambulatório de Planejamento Reprodutivo do Hospital da Mulher de Alagoas, em Maceió. Contudo, apesar de ser eficaz, muitas pacientes ainda têm dúvidas sobre este método contraceptivo, segundo ressalta a médica Rafaela Freitas.
De acordo com ela, muitas pacientes chegam ao consultório com dúvidas a respeito do DIU, que é totalmente seguro, como garante a profissional. Rafaela Freitas enfatiza que a eficácia do dispositivo para impedir uma gestação não programada é superior a 99%, índice maior ao da pílula anticoncepcional, segundo o Ministério da Saúde.
“Quando bem posicionado, o DIU não causa infecções ou desconforto durante a relação sexual. É um método muito seguro e com alta eficácia, se comparado a outros anticoncepcionais, além de ter a duração de até 10 anos”, ressalta a profissional do Hospital da Mulher de Alagoas.
Como ele atua
O DIU de cobre, conforme explica a especialista, age com efeito espermicida, antes da fecundação. Ele eleva a concentração de cobre no muco cervical, o que causa uma dificuldade de mobilidade para os espermatozóides.
No Ambulatório de Planejamento Reprodutivo, a paciente recebe todo suporte no processo de inserção do DIU. Isso ocorre desde a primeira consulta, até os exames de ultrassonografia, após a inserção, visando verificar o posicionamento do dispositivo.
“No Hospital da Mulher de Alagoas, temos o cuidado de conhecer o histórico da paciente. Realizamos o exame de beta HCG para descartar gestação, exame físico e avaliação dos exames ginecológicos. Somente após esse processo, vamos verificar se ela está apta para inserção do DIU”, esclarece.
Acesso
A paciente que deseja optar pelo método contraceptivo ou pretende tirar dúvidas, deve se dirigir ao Hospital da Mulher de Alagoas, portando RG, CPF e Cartão SUS para agendar a consulta no Ambulatório de Planejamento Reprodutivo. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h.

Últimas notícias
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Mulher é presa por tentar matar irmã com tesoura após bebedeira em Maribondo
Jovem é executado a tiros em via pública no bairro do Feitosa, em Maceió
Homem é preso após torturar e manter esposa em cárcere privado em Rio Largo
Adolescente é flagrado com maconha no bairro Primavera, em Arapiraca
Ministério Público oferece denúncia contra advogada por calúnia contra defensor público alagoano
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
