Saiba o que é o DIU e como ter acesso ao método gratuitamente em Alagoas
Dispositivo Intrauterino (DIU) tem o objetivo de evitar a gravidez não programada
A inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) com o objetivo de evitar a gravidez não programada é feita no Ambulatório de Planejamento Reprodutivo do Hospital da Mulher de Alagoas, em Maceió. Contudo, apesar de ser eficaz, muitas pacientes ainda têm dúvidas sobre este método contraceptivo, segundo ressalta a médica Rafaela Freitas.
De acordo com ela, muitas pacientes chegam ao consultório com dúvidas a respeito do DIU, que é totalmente seguro, como garante a profissional. Rafaela Freitas enfatiza que a eficácia do dispositivo para impedir uma gestação não programada é superior a 99%, índice maior ao da pílula anticoncepcional, segundo o Ministério da Saúde.
“Quando bem posicionado, o DIU não causa infecções ou desconforto durante a relação sexual. É um método muito seguro e com alta eficácia, se comparado a outros anticoncepcionais, além de ter a duração de até 10 anos”, ressalta a profissional do Hospital da Mulher de Alagoas.
Como ele atua
O DIU de cobre, conforme explica a especialista, age com efeito espermicida, antes da fecundação. Ele eleva a concentração de cobre no muco cervical, o que causa uma dificuldade de mobilidade para os espermatozóides.
No Ambulatório de Planejamento Reprodutivo, a paciente recebe todo suporte no processo de inserção do DIU. Isso ocorre desde a primeira consulta, até os exames de ultrassonografia, após a inserção, visando verificar o posicionamento do dispositivo.
“No Hospital da Mulher de Alagoas, temos o cuidado de conhecer o histórico da paciente. Realizamos o exame de beta HCG para descartar gestação, exame físico e avaliação dos exames ginecológicos. Somente após esse processo, vamos verificar se ela está apta para inserção do DIU”, esclarece.
Acesso
A paciente que deseja optar pelo método contraceptivo ou pretende tirar dúvidas, deve se dirigir ao Hospital da Mulher de Alagoas, portando RG, CPF e Cartão SUS para agendar a consulta no Ambulatório de Planejamento Reprodutivo. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h.

Últimas notícias
Defensoria obtém reconhecimento de legítima defesa em júri realizado em Maceió
Avanços na infraestrutura da cidade transformam Maceió em um canteiro de obras
Hospital do Coração Alagoano conquista prêmio em um dos principais eventos da América Latina
Motociclista colide com viatura da Polícia Civil próximo ao Estádio Municipal
Polícia Civil investiga atentado a tiros contra escola indígena em Palmeira dos Índios
Energia do Shopping Popular é reestabelecida após tentativa de furto de cabos de cobre
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
