Saúde de Maceió disponibiliza gratuitamente 16 locais para inserção de DIU
Método possui 99% de eficácia e é ofertado em Unidades de Saúde e programa Saúde da Gente

Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) o Dispositivo Intrauterino (DIU) é considerado um dos métodos contraceptivos que possui 99% de eficácia no controle da taxa de natalidade. O procedimento para inserção da pequena peça é realizado em 10 minutos, e pode ser realizado por médicos ou enfermeiras especializadas e possui validade de 10 anos.
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) disponibiliza serviços de inserção de DIU gratuitamente em 15 Unidades de Saúde e no programa Saúde da Gente, com o intuito de proporcionar segurança no planejamento familiar da população. De acordo com a Coordenação Técnica de Atenção à Saúde da Mulher da SMS, até 2024 foram realizados 355 procedimentos.
Mulheres interessadas em inserir DIU podem procurar atendimento médico nas Unidades de Referência que realizam o procedimento. A partir disso, é realizada uma avaliação com profissional da Atenção Primária, que passará orientações sobre os benefícios e efeitos colaterais. Após a triagem para a introdução, exames preventivos são solicitados para confirmar se a mulher está apta.
Suzângela Mendonça, coordenadora Técnica de Atenção à Saúde da Mulher esclarece o fluxo de atendimento. “Se faz necessário à realização dos exames essenciais para avaliar o tamanho do útero, descartar gravidez e infecções sexualmente transmissíveis. A UBS realiza todo o acompanhamento e até 15 dias após a inserção é solicitada a ultrassonografia pélvica para confirmar a posição do aparelho”, explica.
São solicitados exames como ultrassonografia pélvica, colpocitologia oncótica, cultura de secreção vaginal e beta-HCG. A paciente deve estar ciente dos riscos e benefícios, por isso, ela assina o termo de consentimento livre e os exames devem estar no padrão de normalidade.
Onde realizar os procedimentos?
Interessadas em obter o DIU, devem procurar uma dessas unidades munidas de documento de identificação, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.
Pam Salgadinho ( Poço) - Osvaldo Brandão (Ponta da Terra) - UBS Roland Simon (Vergel) - USF José Bernardes (Rio Novo) - Geraldo Melo (Bom Parto) - USF João Sampaio ( João Sampaio) - Paulo Leal (Feitosa) - Novo Mundo (Novo Mundo) - URS Hamilton Falcão (Benedito Bentes) - Frei Damião (Benedito Bentes) - Dídimo Otto Kummer/Carminha (Benedito Bentes) - UDA UFAL (Cidade Universitária) - Walter de Moura (Santa Amélia) - USF Vereador Sérgio Quintella (Santa Lúcia) - UBS Pimentel - Amorim (Benedito Bentes) e Saúde da Gente.
Últimas notícias

Maceió tem desempenho abaixo da média entre as capitais do Nordeste em ranking nacional de qualidade da educação

Arapiraca se destaca entre os municípios nordestinos com melhor qualidade na educação em 2025

Alfredo Gaspar vai pedir prisão preventiva de Milton Cavalo e denuncia organização criminosa dentro do Sindnapi

Homem é assassinado durante inauguração de praça no Village Campestre em Maceió

Fazendeiro acusado de mandar matar empresário é condenado pela terceira vez e foge da Justiça

Abrasel nega interdições por metanol em Maceió e SMS retifica informação inicial
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
