Governo de Alagoas amplia prazo das autorizações de uso da água do Canal do Sertão
Medida garante segurança hídrica até dezembro de 2025, fortalecendo a agricultura e impulsionando o desenvolvimento no Sertão

Foi autorizada a ampliação do prazo das Portarias que regulamentam o uso da água do Canal do Sertão para agricultores e trabalhadores rurais. Com a decisão, oficializada e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na quinta-feira (27), as autorizações vencidas ou a vencer em 2025 serão prorrogadas até o final de dezembro deste ano.
A Portaria da Semarh nº 065/2025, assinada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Gino César, visa garantir o abastecimento hídrico para milhares de famílias que dependem da irrigação para produzir e sustentar suas atividades no campo.
Com a prorrogação, pequenos produtores, especialmente da agricultura familiar, terão maior previsibilidade para planejar suas safras e manter a produção ativa. "Essa é uma vitória para os agricultores do sertão alagoano, garantindo que a água continue chegando às propriedades rurais, possibilitando o cultivo e impulsionando a economia da região. Essa decisão, autorizada pelo governador Paulo Dantas, demonstra a sensibilidade do Governo de Alagoas com a nossa gente", destacou o secretário Gino César.
O Canal do Sertão é uma das principais obras estruturantes para o semiárido alagoano, levando água a municípios historicamente afetados pela seca. A prorrogação do prazo das Portarias é uma medida estratégica que fortalece a segurança hídrica e contribui para a permanência das famílias no campo, reduzindo o êxodo rural e promovendo o desenvolvimento sustentável na região.
Veja também
Últimas notícias

Alagoas e estados vizinhos se reúnem em Penedo para discutir políticas públicas para as mulheres

UBS Vila Maria passa a funcionar em novo endereço em Palmeira dos Índios

Prefeita Luísa Júlia acompanha andamento de obras da extensão da Uneal e da primeira Creche Cria de Palmeira dos Índios

Prefeitura de Penedo realiza nova vistoria técnica para investigar solo de residência que está aquecendo

Famílias dos bairros Xucurus e José Maia Costa recebem acolhimento com “Sopão Comunitário”

Grupo Fulô.A representa Penedo na maior feira de artesanato da América Latina
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
