Governo de Alagoas amplia prazo das autorizações de uso da água do Canal do Sertão
Medida garante segurança hídrica até dezembro de 2025, fortalecendo a agricultura e impulsionando o desenvolvimento no Sertão
Foi autorizada a ampliação do prazo das Portarias que regulamentam o uso da água do Canal do Sertão para agricultores e trabalhadores rurais. Com a decisão, oficializada e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na quinta-feira (27), as autorizações vencidas ou a vencer em 2025 serão prorrogadas até o final de dezembro deste ano.
A Portaria da Semarh nº 065/2025, assinada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Gino César, visa garantir o abastecimento hídrico para milhares de famílias que dependem da irrigação para produzir e sustentar suas atividades no campo.
Com a prorrogação, pequenos produtores, especialmente da agricultura familiar, terão maior previsibilidade para planejar suas safras e manter a produção ativa. "Essa é uma vitória para os agricultores do sertão alagoano, garantindo que a água continue chegando às propriedades rurais, possibilitando o cultivo e impulsionando a economia da região. Essa decisão, autorizada pelo governador Paulo Dantas, demonstra a sensibilidade do Governo de Alagoas com a nossa gente", destacou o secretário Gino César.
O Canal do Sertão é uma das principais obras estruturantes para o semiárido alagoano, levando água a municípios historicamente afetados pela seca. A prorrogação do prazo das Portarias é uma medida estratégica que fortalece a segurança hídrica e contribui para a permanência das famílias no campo, reduzindo o êxodo rural e promovendo o desenvolvimento sustentável na região.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
