Mulheres e Ciência: O impacto do trabalho de uma bióloga no Canal do Sertão de Alagoas
“Uma mulher com foco consegue ocupar qualquer posto”, é a mensagem de Sheila Andrade Curty para todas as mulheres
Em pleno sertão alagoano, onde o biossistema demanda um olhar atento e sensível às necessidades da população, o trabalho feminino tem se destacado por sua relevância, em uma das maiores e mais modernas obras hídricas do Brasil, o Canal do Sertão, que tem como propósito reduzir os impactos da seca e promover o desenvolvimento na região do semiárido.
No mês marcado pelas celebrações que evidenciam e enaltecem a força e o potencial das mulheres, o trabalho da bióloga Sheila de Andrade Barbosa Curty se destaca como uma poderosa fonte de transformação. Seu impacto positivo no ecossistema local, além de contribuir para a preservação ambiental e a qualidade de vida dos moradores da região, também abre novos caminhos e cria novas oportunidades para outras mulheres no campo da ciência.
Natural de Água Branca, alto sertão de Alagoas, Sheila é formada em Biologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), esposa, mãe, filha de uma professora e de um servidor público e apaixonada pela área em que atua. Ela integra o quadro de funcionários responsáveis pela execução das obras do Canal do Sertão desde 2011, atuando no gerenciamento e supervisão da área ambiental, coordenando equipes e sendo responsável por todas as demandas dos órgãos ambientais estaduais e federais em relação à obra.
No âmbito profissional, Sheila se define privilegiada por ter a oportunidade de fazer parte de um projeto da magnitude do Canal do Sertão, e quando questionada sobre os desafios que já enfrentou por ser mulher, a profissional é bem cirúrgica em sua resposta: “Desafios relacionados ao gênero, qualquer mulher já enfrentou, mas precisamos ter maturidade para lidar e foco em apresentar grandes resultados”.
A bióloga acrescentou que sempre foi muito obstinada no que almejava, então, os desafios que surgiram durante sua trajetória não foram capazes de lhe parar, entristecer e, muito menos, fazerem duvidar de seu potencial. Sobre como administra o tempo para dar conta dos afazeres domésticos, do trabalho, e der qualidade à vivência com o filho e o marido , Sheila diz que o grande segredo é não se cobrar tanto. “Temos que entender que nem sempre daremos conta de tudo, e está tudo bem, temos que saber qual a prioridade para cada hora”, diz ela.
Sheila finaliza a entrevista fazendo uma análise de tudo que as mulheres tiveram que enfrentar ao longo do tempo para chegar aonde chegaram e conquistar tudo que conquistaram até aqui. Olhando para si e para o caminho que percorreu, ela fala que o melhor conselho a dar às mulheres é que tenham foco e maturidade para lidar com as adversidades que surgirem e que foquem onde querem chegar. “Precisamos ter força de vontade e entender que uma mulher com foco, consegue ocupar qualquer posto, independente das dificuldades”, conclui a bióloga.
Veja também
Últimas notícias
Michelle Bolsonaro critica desfile com latas na Sapucaí: “Fé exposta a escárnio”
Temer se pronuncia sobre sátira a ele em desfile pró-Lula
O Agente Secreto vence Spirit Award como melhor filme internacional
Morre aos 64 anos o jornalista e radialista Carlos Bina
Jovem cantora alagoana realiza sonho ao se apresentar no circuito Barra-Ondina, em Salvador
Ceci prestigia Carnaval de rua em Alagoas e reforça valorização da cultura popular nos municípios
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
