Política

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo

Segundo o político, Gilberto Gonçalves estaria por trás da conspiração

Por 7Segundos 31/03/2025 18h06 - Atualizado em 31/03/2025 19h07
Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
Senador Renan Calheiros falou sobre o assunto por meio de um vídeo publicado nas redes sociais - Foto: Reprodução

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) usou, nesta segunda-feira (31), para se pronunciar sobre uma suposta fraude política em Rio Largo, município da Região Metropolitana de Maceió.  Segundo o senador, houve uma tentativa criminosa de golpe envolvendo a apresentação de cartas falsas de renúncia do prefeito da cidade, Carlos Gonçalves, e de seu vice-prefeito.

De acordo com Calheiros, o presidente da Câmara Municipal surpreendeu a todos ao ler duas cartas que supostamente formalizavam a renúncia dos gestores municipais. 

No entanto, o prefeito Carlos Uchoa já havia tomado medidas preventivas na semana anterior, informando autoridades locais, como o juiz da cidade, o promotor, a polícia, o Ministério Público Estadual e o governador, sobre a possibilidade de apresentação de documentos falsificados.

O senador afirmou que o ex-prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, estaria por trás da conspiração, anunciando previamente que o prefeito renunciaria, fruto de pressões e ameaças feitas por ele, seus familiares e um deputado federal aliado.

“Uma fraude grosseira, uma falsificação golpista tentando tomar o poder. A fraude precisa ser apurada e punida com rigor”, declarou Renan Calheiros.

Após a leitura das supostas cartas de renúncia, o presidente da Câmara empossou o vice-presidente da Casa como prefeito interino, o que, segundo o senador, reforça a suspeita de envolvimento direto no esquema fraudulento.

O prefeito Carlos Uchoa também se manifestou em vídeo, reafirmando que as cartas são falsas e que ele não pretende renunciar ao cargo. “Essa carta é falsa, é falsa, é falsa, fruto de uma tentativa criminosa de golpe. Não irei renunciar ao mandato e nunca irei renunciar porque eu tenho compromisso com o povo de Rio Largo”, declarou.

Renan Calheiros cobrou uma investigação rigorosa e punição exemplar para os responsáveis pela fraude, destacando que a situação é um atentado contra a democracia e contra a vontade popular. As autoridades competentes ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o caso.