Governo Federal realiza visita técnica ao bairro Pinheiro nesta quinta
Visita faz parte do treinamento de agentes da Defesa Civil Estadual para a implantação do sistema de emissão de alertas de desastres via celular
Equipes do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres do governado federal farão uma série de visitas técnicas, nesta quinta-feira (3), com o objetivo de aprimorar os protocolos de monitoramento e resposta a desastres. A ação faz parte das atividades do curso de capacitação que está sendo realizado em Maceió desde a última segunda-feira (31), com agentes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
O treinamento, promovido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, é preparatório para implantação do Projeto Defesa Civil Alerta em Alagoas, que utiliza o sistema de transmissão de alertas sonoros e/ou visuais via celular (cell broadcast) informando sobre iminência de risco de desastres e situações de emergência.
Nesta quinta-feira (3), a partir de 8h, os técnicos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres irão ao bairro do Pinheiro e visitam as Salas de Monitoramento da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
“Essa visita é fundamental, para que possamos ajustar os pontos de alerta no bairro do Pinheiro e regiões adjacentes. Isso nos permitirá otimizar as ações e garantir uma comunicação mais clara e ágil para a população. Afinal, para o projeto funcionar, vamos receber dados do município e disparar os alertas para os celulares”, explica o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Moisés Melo.
A programação começa às 8h, com a ida dos técnicos ao Centro de Monitoramento da Defesa Civil Municipal, seguida de uma visita de campo ao bairro do Pinheiro. Às 10h, a equipe se deslocará para a Sala de Monitoramento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
Defesa Civil Alerta
O Defesa Civil Alerta é um projeto inovador que, até o final deste mês, será totalmente operacionalizado em Alagoas. Utilizando a tecnologia de transmissão via telefonia celular (cell broadcast), o sistema enviará alertas sonoros e/ou visuais sobre a iminência de desastres.
O projeto representa uma verdadeira revolução tecnológica no Brasil, especialmente em regiões mais suscetíveis a desastres naturais. O sistema será implantado em todos os estados, oferecendo uma ferramenta crucial para salvar vidas e minimizar danos em situações de risco.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
