CCJC aprova relatoria de Alfredo Gaspar que criminaliza chantagem com conteúdo íntimo
O projeto propõe alterar o Código Penal para incluir a conduta de quem ameaça divulgar fotos ou vídeos íntimos com essa finalidade
Um importante avanço no combate à violência digital e à exposição criminosa da intimidade foi registrado nesta terça-feira (08). A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou a relatoria do deputado federal Alfredo Gaspar (União – Alagoas) do Projeto de Lei 9043/2017, que tipifica como crime de extorsão a ameaça de divulgar conteúdo íntimo para obtenção de vantagem indevida.
O projeto propõe alterar o Código Penal para incluir a conduta de quem ameaça divulgar fotos ou vídeos íntimos com essa finalidade. Além disso, abrange casos em que o agressor utiliza inteligência artificial para manipular ou criar imagens íntimas falsas, ampliando a proteção das vítimas diante das novas formas de violência virtual.
“Hoje, o Brasil registra mais de 80 mil estupros por ano, além de inúmeros outros crimes que violam a dignidade sexual. Esse projeto é fundamental para resguardar as vítimas de chantagens envolvendo conteúdo íntimo, punindo rigorosamente quem pratica essa violência brutal – seja ela psicológica, moral ou emocional”, afirmou Alfredo Gaspar.
O presidente da CCJC, Paulo Azi, parabenizou o deputado Alfredo Gaspar pela relatoria e condução exemplar do projeto. “Essa iniciativa atende aos anseios da sociedade brasileira e representa um avanço decisivo. Alfredo Gaspar conseguiu consolidar em um único texto propostas que tramitavam separadamente, fortalecendo a luta contra o uso criminoso de conteúdo íntimo”, destacou.
Com a aprovação na CCJC, a proposta segue agora para votação no Plenário da Câmara dos Deputados.
Últimas notícias
Irmão de professora morta em Viçosa relata comportamento possessivo do réu
Tornado atinge cidades no noroeste do estado do Rio Grande do Sul
Juiz determina prisão de réu após compra de imóvel em frente à sua casa
Casos recentes expõem padrões; AL aposta em nova ferramenta contra o feminicídio
Motociclista atropela médica e foge sem prestar socorro em Maceió
Renan Filho debate novo ciclo de desenvolvimento para Região Norte de AL
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Homem é morto a pedradas e pauladas no Benedito Bentes, em Maceió
