Câmara Municipal discute a efetividade das políticas públicas voltadas às mulheres
A audiência realizada na última quinta-feira (03) trouxe o debate sobre a efetividade das políticas públicas em Maceió para as mulheres
Na última quinta-feira (03), a vereadora de Maceió, Teca Nelma, promoveu uma audiência pública na Câmara Municipal para debater a efetividade das políticas públicas voltadas às mulheres e os desafios enfrentados para a implementação de novas ações no município.
O encontro contou com a participação de diversas figuras importantes, como as vereadoras Silvania Barbosa e Jeanyne Beltrão, a representante do Sindicato dos Urbanitários, Dafne Orion, além de representantes de instituições como a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), o Sindicato de Assistentes Sociais e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), entre outros.
Aberta ao público, a audiência teve a presença de mais de 70 mulheres líderes de entidades dentro do município, que marcaram sua participação ativa. Durante a reunião, foram abordados temas diversos, como questões relacionadas à maternidade, saneamento básico, pautas LGBTQIAPN+, e a preocupante situação da educação pública local, que segue sendo uma preocupação central, especialmente para as mães presentes, que expressaram insatisfação com o descaso observado na área educacional do município.
Um dos tópicos mais alarmantes discutidos foi a questão do feminicídio e da violência contra a mulher. De acordo com dados do Painel de Dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Maceió já registrou 348 casos de violência contra a mulher no início de 2025, o que reforça a necessidade urgente de políticas públicas mais eficazes e de uma resposta institucional mais contundente.
A vereadora Teca Nelma declarou: "Estar nesta casa é assumir um compromisso de lutar por políticas públicas que sejam concretas, que saiam do papel e cheguem até onde precisam chegar. O motivo de reunir tantas mulheres de luta neste evento é unir forças, pois essa batalha não é uma luta isolada."
A audiência pública serviu para destacar as falhas nas ações da Prefeitura de Maceió no que tange às políticas públicas para as mulheres, e reforçou o compromisso da vereadora em continuar sua luta para que esse cenário seja transformado, garantindo, assim, os direitos das maceioenses.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
