Teca Nelma protocola projeto de lei que concede adicional de insalubridade para as merendeiras da rede municipal de ensino
O PL, que foi protocolado no dia 17 de fevereiro, surgiu de uma demanda das merendeiras e demais profissionais que atuam em cozinhas escolares
Tramita na Câmara Municipal de Maceió o Projeto de Lei N° 61/2025 de autoria da vereadora Teca Nelma que estabelece a concessão de adicional de insalubridade aos servidores municipais que atuam em cozinhas escolares e/ou unidades de alimentação, em razão das condições adversas decorrentes de calor extremo, no âmbito do município de Maceió.
O PL, que foi protocolado no dia 17 de fevereiro, surgiu de uma demanda das merendeiras e demais profissionais que atuam em cozinhas escolares para que seja reconhecido perante à lei o direito de adicional de insalubridade em 20% sobre o subsídio.
O projeto justifica a necessidade do adicional devido às altas temperaturas que os profissionais são submetidos diariamente, causado pelo uso constante de fogões, fornos, chapas e outros equipamentos que geram calor. Esse ambiente insalubre pode trazer sérios danos à saúde dos servidores, aumentando o risco de doenças relacionadas ao calor, como exaustão térmica, desidratação, e outros problemas respiratórios e circulatórios.
“Esse projeto visa garantir uma melhor remuneração para as merendeiras e todos os profissionais que atuam nas cozinhas das unidades de ensino, de modo a dar mais dignidade às condições de trabalho para esses servidores tão importantes e necessários para a educação de nossas crianças. O adicional somente não basta, sabemos disso, é preciso também garantir ambientes com melhor refrigeração para dar segurança e saúde para essas pessoas” diz Teca Nelma, autora do projeto de lei.
O PL seguirá agora para as comissões temáticas da Câmara Municipal e será debatida até que se chegue no plenário para a votação.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
