Teca Nelma protocola projeto de lei que concede adicional de insalubridade para as merendeiras da rede municipal de ensino
O PL, que foi protocolado no dia 17 de fevereiro, surgiu de uma demanda das merendeiras e demais profissionais que atuam em cozinhas escolares

Tramita na Câmara Municipal de Maceió o Projeto de Lei N° 61/2025 de autoria da vereadora Teca Nelma que estabelece a concessão de adicional de insalubridade aos servidores municipais que atuam em cozinhas escolares e/ou unidades de alimentação, em razão das condições adversas decorrentes de calor extremo, no âmbito do município de Maceió.
O PL, que foi protocolado no dia 17 de fevereiro, surgiu de uma demanda das merendeiras e demais profissionais que atuam em cozinhas escolares para que seja reconhecido perante à lei o direito de adicional de insalubridade em 20% sobre o subsídio.
O projeto justifica a necessidade do adicional devido às altas temperaturas que os profissionais são submetidos diariamente, causado pelo uso constante de fogões, fornos, chapas e outros equipamentos que geram calor. Esse ambiente insalubre pode trazer sérios danos à saúde dos servidores, aumentando o risco de doenças relacionadas ao calor, como exaustão térmica, desidratação, e outros problemas respiratórios e circulatórios.
“Esse projeto visa garantir uma melhor remuneração para as merendeiras e todos os profissionais que atuam nas cozinhas das unidades de ensino, de modo a dar mais dignidade às condições de trabalho para esses servidores tão importantes e necessários para a educação de nossas crianças. O adicional somente não basta, sabemos disso, é preciso também garantir ambientes com melhor refrigeração para dar segurança e saúde para essas pessoas” diz Teca Nelma, autora do projeto de lei.
O PL seguirá agora para as comissões temáticas da Câmara Municipal e será debatida até que se chegue no plenário para a votação.
Últimas notícias

Dani da Elba provoca prefeito de Sorocaba após vídeo viral sobre praias do Nordeste

Aliados de JHC pedem reforma no secretariado para atender lideranças no interior de Alagoas

Com Tereza Nelma e Renato Filho na chapa, MDB espera fazer quatro deputados federais

Homens são flagrados fazendo sexo em plena luz do dia na Praia da Avenida

Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de CT& é reeleito

Procon Alagoas divulga pesquisa de preços para a Semana Santa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
