Teca Nelma protocola projeto de lei que concede adicional de insalubridade para as merendeiras da rede municipal de ensino
O PL, que foi protocolado no dia 17 de fevereiro, surgiu de uma demanda das merendeiras e demais profissionais que atuam em cozinhas escolares
Tramita na Câmara Municipal de Maceió o Projeto de Lei N° 61/2025 de autoria da vereadora Teca Nelma que estabelece a concessão de adicional de insalubridade aos servidores municipais que atuam em cozinhas escolares e/ou unidades de alimentação, em razão das condições adversas decorrentes de calor extremo, no âmbito do município de Maceió.
O PL, que foi protocolado no dia 17 de fevereiro, surgiu de uma demanda das merendeiras e demais profissionais que atuam em cozinhas escolares para que seja reconhecido perante à lei o direito de adicional de insalubridade em 20% sobre o subsídio.
O projeto justifica a necessidade do adicional devido às altas temperaturas que os profissionais são submetidos diariamente, causado pelo uso constante de fogões, fornos, chapas e outros equipamentos que geram calor. Esse ambiente insalubre pode trazer sérios danos à saúde dos servidores, aumentando o risco de doenças relacionadas ao calor, como exaustão térmica, desidratação, e outros problemas respiratórios e circulatórios.
“Esse projeto visa garantir uma melhor remuneração para as merendeiras e todos os profissionais que atuam nas cozinhas das unidades de ensino, de modo a dar mais dignidade às condições de trabalho para esses servidores tão importantes e necessários para a educação de nossas crianças. O adicional somente não basta, sabemos disso, é preciso também garantir ambientes com melhor refrigeração para dar segurança e saúde para essas pessoas” diz Teca Nelma, autora do projeto de lei.
O PL seguirá agora para as comissões temáticas da Câmara Municipal e será debatida até que se chegue no plenário para a votação.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
