Maceió oferece fisioterapia pélvica pelo SUS pela primeira vez no Pam Salgadinho
Serviço, pioneiro na rede pública do município, é utilizado para tratar disfunções do assoalho pélvico de mulheres e homens

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) vem colocando em prática mais uma ação inovadora na assistência ao usuário do SUS na capital alagoana. Pela primeira vez, o município passou a oferecer o serviço de fisioterapia pélvica, um tratamento de prevenção e reabilitação de disfunções do assoalho pélvico, promovendo melhorias significativas em vários pacientes afetados por problemas como incontinência urinária, constipação, disfunção erétil e dores pélvicas.
Idealizado por iniciativa da fisioterapeuta pélvica Vânia Nascimento, em fevereiro de 2025, o serviço vem sendo realizado no bloco C do Pam Salgadinho e já tem sido indicado por ginecologistas, urologistas e proctologistas da rede pública municipal de saúde como um tratamento eficiente para diminuição de medicações e sofrimento para o paciente, além de reduzir os custos com procedimentos cirúrgicos e internações.

A incontinência urinária é a disfunção pélvica de maior prevalência, que atinge cerca de 200 milhões de pessoas no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Mas, com o envelhecimento, a população feminina também é atingida pela incontinência fecal e prolapsos (deslocamentos) dos órgãos pélvicos.
Nos homens, as principais causas são a prostatectomia (remoção da próstata) e a hiperatividade vesical. E em ambos os sexos a fisioterapia pélvica também é utilizada para tratar disfunções sexuais.
“A fisioterapia nesta modalidade é fundamental para evitar ou melhorar a perda de força da musculatura do assoalho pélvico, que dá sustentação a órgãos como bexiga, útero e intestino. Seu maior benefício, no entanto, é o impacto pessoal na vida dos pacientes, que, a partir do tratamento, resgatam a autonomia sobre o próprio corpo e a qualidade de vida, deixando de conviver com situações constrangedoras ou em isolamento”, destaca Vânia Nascimento.

A dona de casa Neuza Pedro da Silva, 67 anos, que foi encaminhada para o novo serviço, comemora o alívio obtido com o tratamento em relação aos incômodos que a afetavam.
“Eu estou me sentindo bem. Não pensei que esse atendimento iria me ajudar, mas gostei. O tratamento está indo à frente e tenho me sentido bem melhor. A gente precisa se cuidar e eu sei que vou ficar boa”, afirmou, animada.
No Pam Salgadinho, o tratamento tem duração média de 60 dias, sendo disponibilizado de segunda à sexta-feira, a partir das 8h. Diariamente, são atendidos oito pacientes, com consultas semanais.
Para obter o atendimento, o usuário precisa ter um encaminhamento médico – de qualquer unidade de saúde – e fazer o agendamento através do Sistema Regulação (Pronto), pelo WhatsApp (82) 3312-5492 ou de forma presencial, no Pam Salgadinho.
Serviço:
Fisioterapia Pélvica
Local: Bloco C do Pam Salgadinho
Horário: segunda à sexta-feira, a partir das 8h
Marcação: Sistema Pronto de Regulação, pelo WhatsApp (82) 3312-5492 ou presencial no Pam Salgadinho.
Últimas notícias

Em novo recuo, presidente Donald Trump isenta eletrônicos de tarifas extras

Restituição de telefones recuperados pelo Programa Celular Seguro começa na segunda-feira (14)

No aniversário de Penedo, prefeitura lança clipe oficial com hino oficial da cidade

Encontro de cidades criativas brasileiras em Penedo tem evento inédito com startups

Festa de casamento em área protegida desrespeita regras ambientais na praia de Japaratinga

Penedo registra crescimento na abertura de novas empresas, aponta Juceal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
