Defesa Civil de Alagoas apresenta novo sistema de alertas em reunião estratégica
Objetivo foi apresentar o funcionamento do Defesa Civil Alerta (DCA), desenvolvido pelo Governo Federal

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de Alagoas (CEPDEC) apresentou, na terça-feira (15), o funcionamento do programa Defesa Civil Alerta (DCA). A explanação aconteceu durante reunião estratégica na sede da Defesa Civil Municipal de Maceió.
O encontro contou com a presença do corpo técnico responsável pela implementação do DCA no Estado, além de representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh).
De acordo como o segundo sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM), Fabrício Cavalcante Lopes, o objetivo da reunião foi apresentar o funcionamento do novo sistema de alertas desenvolvido pelo Governo Federal e alinhar os procedimentos que serão adotados durante a expansão do DCA na região Nordeste.
O programa será estendido, na fase seguinte, aos estados do Norte e Centro-Oeste. Já a nacionalização do sistema deve acontecer até julho deste ano.
“A integração entre a Defesa Civil Estadual e todos os munícipios do Estado de Alagoas tornará o DCA uma ferramenta indispensável para salvaguardar a população alagoana. Todos nós compomos o Sistema Nacional de Defesa Civil e precisamos alinhar nossas ações no sentido de darmos à ferramenta a condição de alcançar todo seu potencial”, avaliou Cavalcante, integrante da CEPCEC/AL e membro da equipe de treinamento do Governo Federal para implantação do DCA no território nacional.
O sistema será inicialmente operado pela Defesa Civil Estadual, com abrangência nos 102 municípios alagoanos. A emissão de alertas incluirá notificações meteorológicas, hidrológicas e outros tipos de desastres, com base em dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), da Sala de Monitoramento da Semarh e da própria Sala de Monitoramento da Defesa Civil Municipal de Maceió.
Integração
O chefe de Ações e Operações da Defesa Civil de Alagoas, major CBM Silva Melo, afirmou que o novo sistema deve ser integrado a protocolos regionais e nacionais de monitoramento de riscos.
“A reunião serviu para alinhar os protocolos entre as salas de monitoramento (nacional, estadual e municipal) com o objetivo de inserirmos essas diretrizes no protocolo geral de resposta. Assim, garantiremos que o alerta seja disparado na hora certa, antecipando os desastres e, principalmente, evitando a perda de vidas”, afirmou o major Silva Melo, que também faz parte da equipe de treinamento do Governo Federal deste novo sistema de alerta.
A previsão é que, até o final de abril, um alerta teste seja enviado para um dos municípios alagoanos como parte do processo de validação da ferramenta.
“Estamos nos ajustes finais. A ideia é que esse alerta teste seja lançado nos próximos dias, e a partir daí o sistema esteja pronto para uso em situações reais, como deslizamentos de barreira, inundações, alagamentos, entre outros desastres”, destacou o major.
O alinhamento entre a Coordenadoria Estadual e as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs) é considerado essencial para o sucesso da operação. Esse esforço conjunto visa garantir a eficácia na comunicação e resposta rápida às emergências, utilizando o DCA como ferramenta de prevenção e mitigação de riscos.
“Acreditamos que até o final do mês, o Nordeste inteiro já esteja com essa ferramenta em funcionamento. É uma medida fundamental para salvar vidas”, completou Silva Melo.
Diferente dos alertas enviados por SMS, WhatsApp e Telegram — que exigem o cadastro prévio do número de telefone — o novo sistema não requer nenhum tipo de cadastro por parte da população.
O alerta será enviado automaticamente para os celulares presentes nas áreas de risco identificadas. Todos esses serviços, inclusive os que exigem cadastro, são totalmente gratuitos. A expectativa é que o novo sistema fortaleça a gestão de riscos e desastres no estado, promovendo maior segurança para a população alagoana.
Últimas notícias

Caio Bebeto condena uso de símbolo religioso em atividade escolar e chama atenção para “intolerância”

Câmeras mostram momento em que policiais salvam bebê de engasgo, em Arapiraca

Cibele Moura repudia ato de intolerância religiosa no Ifal de Palmeira dos Índios

Carlinhos Maia surpreende ao receber Lucas Guimarães em casa: “Já que está usando a casa, usa o ex também”

Ministério Público de AL aciona Estado por irregularidades no Conseg

Hospital de Emergência do Agreste promove Cine Lilás e estimula reflexões sobre situações de violência
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
