Saúde

Unidades do Hemoal funcionam em horário especial no feriadão da Páscoa e Tiradentes

Postos de coleta para atender os voluntários estão localizados nos municípios de Arapiraca e Maceió

Por 7segundos com assessoria 16/04/2025 16h04
Unidades do Hemoal funcionam em horário especial no feriadão da Páscoa e Tiradentes
Funcionamento das unidades do Hemoal neste feriado visa manter estabilizado o estoque para atender as transfusões - Foto: Carla Cleto

As unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irão funcionar em horário especial no Feriadão da Páscoa e de Tiradentes, entre esta quinta (17) e a segunda-feira (21). Os voluntários que desejam se candidatar à doação de sangue, cujo gesto pode salvar até quatro vidas, devem ficar atentos aos dias e horários de funcionamento dos postos de coleta, na capital e no interior.

A unidade Eldorado do Hemoal Arapiraca, que está localizada próxima à Escola Alternativa, irá funcionar para coleta de sangue nesta quinta-feira (17) das 7h às 17h30; no sábado (19), das 7h às 13h e, na segunda-feira (21), das 7h às 17h30, fechando na sexta-feira (18).

Já as unidades Via Expressa e Trapiche, do Hemoal Maceió, estarão abertas para receber doadores na quinta-feira (21), das 7h às 17h, no sábado (19), das 7h às 17h e, na segunda-feira (21), das 7h às 17h, fechando também na sexta-feira (18).

A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, salienta que a abertura dos postos de coleta em horários especiais no feriadão visa atender as pessoas que não dispõem de tempo para doar durante os dias úteis. "Pedimos que o voluntário esteja atento para seguir os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para se candidatar à doação voluntária de sangue”, enfatiza.

Quem pode doar


E entre os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para doar sangue estão ter boa saúde, idade entre 16 a 69 anos, peso igual ou superior a 50 quilos e portar um documento de identificação oficial e original com foto. Caso seja menor de 18 anos, o voluntário tem que estar acompanhado do responsável legal, que deve portar um documento de identificação oficial.

Quanto às pessoas que tenham contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é proibida permanentemente, conforme a diretora do Hemoal, Verônica Guedes. "Também existem as impossibilidades momentâneas, a exemplo do candidato que colocou piercing ou fez tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, que fica impedido pelo período de um ano, contado a partir da data do procedimento", informa.

O voluntário deve ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação e não pode ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento, bem como, evitar o consumo de alimentos gordurosos. No caso das mulheres, a doação é liberada, desde que não estejam grávidas ou amamentando.