OAB-BA reage a caso de violência contra a mulher cometido por advogado em Maceió
Ordem baiana articula apuração conjunta com OAB Alagoas e alerta que condutas do tipo podem levar à exclusão de advogados envolvidos
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Bahia (OAB-BA) e seu Tribunal de Ética e Disciplina (TED) manifestaram, nesta quarta-feira (17), veemente repúdio ao episódio de violência contra uma mulher ocorrido em Maceió (AL) na última segunda-feira (14). O caso, que ganhou ampla repercussão pública, envolveu um profissional da advocacia e mobilizou a instituição em busca de uma apuração rigorosa dos fatos.
Embora procedimentos disciplinares estejam resguardados por sigilo, a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, manteve contato imediato com o presidente da OAB Alagoas, com o objetivo de obter informações detalhadas sobre o caso. A violência contra a mulher, além de configurar crime, pode representar infração ético-disciplinar e ensejar punições no âmbito da Ordem.
De acordo com nota oficial, o TED da OAB-BA também estabeleceu comunicação direta com o TED da OAB-AL, buscando coordenar ações que permitam a investigação conjunta do episódio. A intenção é assegurar a condução do processo com absoluto respeito ao devido processo legal, à ampla defesa e ao contraditório, conforme determina a Constituição Federal.
A OAB Bahia ressaltou ainda que, quando tais atos são atribuídos a advogados ou advogadas, pode haver apuração de inidoneidade moral, o que, se comprovado, pode culminar na exclusão do profissional dos quadros da Ordem. A medida está prevista na Súmula 09/2019/COP do Conselho Federal da OAB.
"A ética valoriza a advocacia e é instrumento essencial para a proteção da sociedade", afirma o comunicado, que reforça o compromisso da instituição com a dignidade da profissão e os direitos fundamentais da pessoa humana.
Últimas notícias
Ex-ministro de Bolsonaro distribui adesivos pró-Flávio no Carnaval
Morre Robert Duvall, ator de 'O Poderoso Chefão' e 'Apocalypse Now', aos 95 anos
PM combate o tráfico e outros crimes no interior do estado
Cantor Igor Kannário faz declarações polêmicas sobre Ivete e repercute na web
Polícia Civil investiga ataque a tiros que deixou um morto e dois feridos em Carneiros
Homem com mandado por violência doméstica é preso após ser identificado por reconhecimento facial em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
