OAB-BA reage a caso de violência contra a mulher cometido por advogado em Maceió
Ordem baiana articula apuração conjunta com OAB Alagoas e alerta que condutas do tipo podem levar à exclusão de advogados envolvidos
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Bahia (OAB-BA) e seu Tribunal de Ética e Disciplina (TED) manifestaram, nesta quarta-feira (17), veemente repúdio ao episódio de violência contra uma mulher ocorrido em Maceió (AL) na última segunda-feira (14). O caso, que ganhou ampla repercussão pública, envolveu um profissional da advocacia e mobilizou a instituição em busca de uma apuração rigorosa dos fatos.
Embora procedimentos disciplinares estejam resguardados por sigilo, a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, manteve contato imediato com o presidente da OAB Alagoas, com o objetivo de obter informações detalhadas sobre o caso. A violência contra a mulher, além de configurar crime, pode representar infração ético-disciplinar e ensejar punições no âmbito da Ordem.
De acordo com nota oficial, o TED da OAB-BA também estabeleceu comunicação direta com o TED da OAB-AL, buscando coordenar ações que permitam a investigação conjunta do episódio. A intenção é assegurar a condução do processo com absoluto respeito ao devido processo legal, à ampla defesa e ao contraditório, conforme determina a Constituição Federal.
A OAB Bahia ressaltou ainda que, quando tais atos são atribuídos a advogados ou advogadas, pode haver apuração de inidoneidade moral, o que, se comprovado, pode culminar na exclusão do profissional dos quadros da Ordem. A medida está prevista na Súmula 09/2019/COP do Conselho Federal da OAB.
"A ética valoriza a advocacia e é instrumento essencial para a proteção da sociedade", afirma o comunicado, que reforça o compromisso da instituição com a dignidade da profissão e os direitos fundamentais da pessoa humana.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
