OAB-BA reage a caso de violência contra a mulher cometido por advogado em Maceió
Ordem baiana articula apuração conjunta com OAB Alagoas e alerta que condutas do tipo podem levar à exclusão de advogados envolvidos

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Bahia (OAB-BA) e seu Tribunal de Ética e Disciplina (TED) manifestaram, nesta quarta-feira (17), veemente repúdio ao episódio de violência contra uma mulher ocorrido em Maceió (AL) na última segunda-feira (14). O caso, que ganhou ampla repercussão pública, envolveu um profissional da advocacia e mobilizou a instituição em busca de uma apuração rigorosa dos fatos.
Embora procedimentos disciplinares estejam resguardados por sigilo, a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, manteve contato imediato com o presidente da OAB Alagoas, com o objetivo de obter informações detalhadas sobre o caso. A violência contra a mulher, além de configurar crime, pode representar infração ético-disciplinar e ensejar punições no âmbito da Ordem.
De acordo com nota oficial, o TED da OAB-BA também estabeleceu comunicação direta com o TED da OAB-AL, buscando coordenar ações que permitam a investigação conjunta do episódio. A intenção é assegurar a condução do processo com absoluto respeito ao devido processo legal, à ampla defesa e ao contraditório, conforme determina a Constituição Federal.
A OAB Bahia ressaltou ainda que, quando tais atos são atribuídos a advogados ou advogadas, pode haver apuração de inidoneidade moral, o que, se comprovado, pode culminar na exclusão do profissional dos quadros da Ordem. A medida está prevista na Súmula 09/2019/COP do Conselho Federal da OAB.
"A ética valoriza a advocacia e é instrumento essencial para a proteção da sociedade", afirma o comunicado, que reforça o compromisso da instituição com a dignidade da profissão e os direitos fundamentais da pessoa humana.
Últimas notícias

Tremor de terra é registrado em Arapiraca nesta quarta-feira (10)
![[Vídeo] Mulher arremessa gato pelo portão de casa no Vergel e vira procurada por abanado animal](https://img.7segundos.com.br/8c8EJ4fz5mLWBH6XGjfg0SFymC8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/9066ea83-ee36-411e-8912-a2f0aa47b0a1.jpg)
[Vídeo] Mulher arremessa gato pelo portão de casa no Vergel e vira procurada por abanado animal

Adolescentes têm até dezembro para se vacinar contra HPV

Avô é preso por abusar sexualmente de própria neta de 11 anos em União dos Palmares

Prefeito de Arapiraca entrega praça modernizada no bairro Cavaco nesta sexta (12)

Cabo Bebeto cobra Sesau por atrasos em repasses que afetam equoterapia e hospitais públicos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
