OAB-BA reage a caso de violência contra a mulher cometido por advogado em Maceió
Ordem baiana articula apuração conjunta com OAB Alagoas e alerta que condutas do tipo podem levar à exclusão de advogados envolvidos
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Bahia (OAB-BA) e seu Tribunal de Ética e Disciplina (TED) manifestaram, nesta quarta-feira (17), veemente repúdio ao episódio de violência contra uma mulher ocorrido em Maceió (AL) na última segunda-feira (14). O caso, que ganhou ampla repercussão pública, envolveu um profissional da advocacia e mobilizou a instituição em busca de uma apuração rigorosa dos fatos.
Embora procedimentos disciplinares estejam resguardados por sigilo, a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, manteve contato imediato com o presidente da OAB Alagoas, com o objetivo de obter informações detalhadas sobre o caso. A violência contra a mulher, além de configurar crime, pode representar infração ético-disciplinar e ensejar punições no âmbito da Ordem.
De acordo com nota oficial, o TED da OAB-BA também estabeleceu comunicação direta com o TED da OAB-AL, buscando coordenar ações que permitam a investigação conjunta do episódio. A intenção é assegurar a condução do processo com absoluto respeito ao devido processo legal, à ampla defesa e ao contraditório, conforme determina a Constituição Federal.
A OAB Bahia ressaltou ainda que, quando tais atos são atribuídos a advogados ou advogadas, pode haver apuração de inidoneidade moral, o que, se comprovado, pode culminar na exclusão do profissional dos quadros da Ordem. A medida está prevista na Súmula 09/2019/COP do Conselho Federal da OAB.
"A ética valoriza a advocacia e é instrumento essencial para a proteção da sociedade", afirma o comunicado, que reforça o compromisso da instituição com a dignidade da profissão e os direitos fundamentais da pessoa humana.
Últimas notícias
PGE recomenda veto integral a projeto que limita taxas de planos de saúde
Governo muda regras de ICMS e flexibiliza regime para atacadistas sucessores
Natal de Arapiraca movimenta a cidade com programação cultural gratuita neste fim de semana
Governo amplia limite para créditos suplementares no orçamento de 2025
São Sebastião realiza 1º Fórum Municipal de Saúde e fortalece participação social nas políticas públicas
Governo doa terreno para construção de 400 casas populares em Murici
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
