Política

Obra do “maior Cristo do Mundo” está parada em Pilar; prefeitura não sabe quanto o atraso custará

Inicialmente, o monumento seria entregue no final do mandato de Renato Filho

Por Felipe Ferreira 17/04/2025 12h12 - Atualizado em 17/04/2025 12h12
Obra do “maior Cristo do Mundo” está parada em Pilar; prefeitura não sabe quanto o atraso custará
O Cristo foi projetado para ter 70 metros - Foto: Reprodução / Prefeitura de Pilar

A Prefeitura de Pilar prometeu entregar o maior Cristo do Mundo no final de 2024, mas até o momento, a obra está parada com 20% de conclusão para avaliações técnicas de segurança do monumento.

O monumento é projetado para ter 70m de altura, superando o maior Cristo do Brasil (43,5 metros) e o Cristo Redentor do Rio de Janeiro (38 metros). Atualmente, o maior Cristo do mundo fica na Polônia e possui 52 metros de altura.

De acordo com reportagem do Estadão, a gestão de Fátima Rezende (MDB) - tia do ex-prefeito - precisou parar a obra para realizar novas avaliações técnicas.

“Durante o andamento da obra, engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) identificaram a necessidade de uma auditoria nos processos de fundação e estrutura”, disse a Prefeitura ao jornal.

Orçada em R$12,5 milhões, em 2022 quando as obras tiveram início, a Prefeitura não soube informar quanto o atraso custará aos cofres do município.

Mesmo sem entregar o monumento no tempo prometido, a equipe de marketing de Fátima Rezende utiliza o Cristo na logomarca da Prefeitura e nas peças publicitárias.

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) disse que não acompanhava o caso, mas informou que notificará a Prefeitura de Pilar sobre a demora na entrega da obra.

A empresa responsável pela construção do Cristo não falou com a reportagem sobre o atraso na entrega do Cristo de Pilar.