Marcelo Beltrão aciona CNM e governo volta atrás nas mudanças para liberar emendas parlamentares
Ministério da Saúde havia publicado uma portaria com novas exigências aos municípios, mas articulação da bancada alagoana adiou os impactos
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão (MDB), conseguiu reverter as novas exigências do governo federal que pedia aos municípios a apresentação de um Plano de Trabalho para que emendas parlamentares fossem liberadas.
Beltrão e os demais prefeitos do interior de Alagoas aproveitaram o último encontro com a bancada federal na sede da AMA para pedir ajuda quanto às novas regras para receber os repasses do Fundo Nacional de Saúde (FNS).
Marcelo Beltrão acionou a Conferência Municipal dos Municípios (CNM) a fim de adiar as novas exigências que fazem parte do esforço do governo federal para aumentar a transparência e a rastreabilidade das emendas parlamentares. A medida apresentada pelo governo federal atendia às recomendações do ministro Flávio Dino.
De acordo com a portaria, tornada sem efeito, os municípios teriam que apresentar um Plano de Trabalho com a descrição detalhada do objeto, justificativa, metas quantitativas e/ou qualitativas e o detalhamento da aplicação dos valores repassados. Além disso, será necessário que esse plano esteja alinhado com o Plano de Saúde do município e com o orçamento para receber os repasses.
O presidente da AMA aponta que, normalmente, há “falta de pessoal técnico, sistemas de informação desatualizados, morosidade nos trâmites legais e desalinhamento entre os planos municipais e as exigências federais", disse Beltrão sobre a realidade enfrentada pelos municípios.
Últimas notícias
PF prossegue ações de segurança aeroportuária em Belém
Lira reage à violência e cobra leis mais duras: “Fuzil não é rotina”
Brasil é citado em ordem executiva de Trump que reduz tarifas
“Lula não se curvou”, diz presidente do PT após Trump reduzir tarifas
Deputada Estadual Gabi Gonçalves realizará a entrega do Comenda de Mérito Vera Arruda a oito mulheres empreendedoras
MPs de AL e BA desarticulam e denunciam organização que comandava maior tráfico de aves do país
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
