Marcelo Beltrão aciona CNM e governo volta atrás nas mudanças para liberar emendas parlamentares
Ministério da Saúde havia publicado uma portaria com novas exigências aos municípios, mas articulação da bancada alagoana adiou os impactos
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão (MDB), conseguiu reverter as novas exigências do governo federal que pedia aos municípios a apresentação de um Plano de Trabalho para que emendas parlamentares fossem liberadas.
Beltrão e os demais prefeitos do interior de Alagoas aproveitaram o último encontro com a bancada federal na sede da AMA para pedir ajuda quanto às novas regras para receber os repasses do Fundo Nacional de Saúde (FNS).
Marcelo Beltrão acionou a Conferência Municipal dos Municípios (CNM) a fim de adiar as novas exigências que fazem parte do esforço do governo federal para aumentar a transparência e a rastreabilidade das emendas parlamentares. A medida apresentada pelo governo federal atendia às recomendações do ministro Flávio Dino.
De acordo com a portaria, tornada sem efeito, os municípios teriam que apresentar um Plano de Trabalho com a descrição detalhada do objeto, justificativa, metas quantitativas e/ou qualitativas e o detalhamento da aplicação dos valores repassados. Além disso, será necessário que esse plano esteja alinhado com o Plano de Saúde do município e com o orçamento para receber os repasses.
O presidente da AMA aponta que, normalmente, há “falta de pessoal técnico, sistemas de informação desatualizados, morosidade nos trâmites legais e desalinhamento entre os planos municipais e as exigências federais", disse Beltrão sobre a realidade enfrentada pelos municípios.
Últimas notícias

Motorista perde controle da direção, sai da pista e assusta moradores na AL-220, em Arapiraca

Alfredo Gaspar é eleito melhor parlamentar de Alagoas pelo 3º ano consecutivo

Papa Leão XIV diz que Igreja deve continuar “esforço missionário”

Homem é morto a tiros e esposa grávida é baleada no município de Marechal Deodoro

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 45 milhões

Homem com mandado de prisão é capturado na zona rural de Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
