Marcelo Beltrão aciona CNM e governo volta atrás nas mudanças para liberar emendas parlamentares
Ministério da Saúde havia publicado uma portaria com novas exigências aos municípios, mas articulação da bancada alagoana adiou os impactos
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão (MDB), conseguiu reverter as novas exigências do governo federal que pedia aos municípios a apresentação de um Plano de Trabalho para que emendas parlamentares fossem liberadas.
Beltrão e os demais prefeitos do interior de Alagoas aproveitaram o último encontro com a bancada federal na sede da AMA para pedir ajuda quanto às novas regras para receber os repasses do Fundo Nacional de Saúde (FNS).
Marcelo Beltrão acionou a Conferência Municipal dos Municípios (CNM) a fim de adiar as novas exigências que fazem parte do esforço do governo federal para aumentar a transparência e a rastreabilidade das emendas parlamentares. A medida apresentada pelo governo federal atendia às recomendações do ministro Flávio Dino.
De acordo com a portaria, tornada sem efeito, os municípios teriam que apresentar um Plano de Trabalho com a descrição detalhada do objeto, justificativa, metas quantitativas e/ou qualitativas e o detalhamento da aplicação dos valores repassados. Além disso, será necessário que esse plano esteja alinhado com o Plano de Saúde do município e com o orçamento para receber os repasses.
O presidente da AMA aponta que, normalmente, há “falta de pessoal técnico, sistemas de informação desatualizados, morosidade nos trâmites legais e desalinhamento entre os planos municipais e as exigências federais", disse Beltrão sobre a realidade enfrentada pelos municípios.
Últimas notícias

Polícia prende acusado de atropelar vítimas após desentendimento em boate no Jaraguá

Vereadora quer impedir que autores de violência doméstica ocupem cargos públicos

IMA multa empresa por contaminar o mar com subproduto do petróleo no Porto de Maceió

Secretário da Saúde garante R$ 10 milhões mensais de recursos para Alagoas

Denúncia anônima leva polícia a apreender espingarda artesanal na Vila Brejal

PL enfrenta problemas para formar chapa de deputados estaduais em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
