Morre Papa Francisco: veja repercussão entre políticos e autoridades de Alagoas
Líder espiritual deixa legado de humildade e solidariedade em defesa dos mais pobres
O mundo amanheceu de luto nesta segunda-feira (21) com a notícia da morte do Papa Francisco, aos 88 anos. O líder da Igreja Católica faleceu às 7h35 (horário de Roma), ou 2h35 no horário de Brasília, na Casa Santa Marta, no Vaticano. O anúncio foi feito oficialmente pelo Camerlengo Kevin Farrell.
No domingo (20), o pontífice deixou uma de suas últimas mensagens durante as celebrações do Domingo de Páscoa, realizadas na Basílica de São Pedro. Em uma de suas falas, durante a tradicional bênção "Urbi et Orbi", Papa Francisco destacou:
“Não podemos estacionar nosso coração nas ilusões deste mundo nem fechá-lo na tristeza; temos de correr, cheios de alegria.”
Reconhecido mundialmente por sua simplicidade, defesa dos pobres e seu posicionamento firme em favor da paz e da justiça social, Papa Francisco recebeu homenagens de líderes religiosos e políticos de todas as partes do mundo. Em Alagoas, autoridades locais se manifestaram nas redes sociais em solidariedade e luto.
O governador do estado, Paulo Dantas, escreveu no X (antigo Twitter):
“Alagoas e o mundo se despedem de um líder espiritual único. O Papa Francisco nos ensinou a cuidar dos pobres e a viver com amor, paz e respeito ao próximo. Descanse em paz.”

O prefeito de Maceió, JHC, também lamentou a morte do pontífice:
“Recebi com pesar a partida do Papa Francisco. Um líder que inspirou o mundo com simplicidade e coragem, sempre ao lado dos mais pobres. Minha solidariedade aos católicos de Maceió, do Brasil e do mundo. Que Deus nos guie no caminho da paz, justiça e amor.”

Já o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, reforçou o legado deixado por Francisco:
“O Brasil e o mundo amanheceram tristes com a notícia da morte do Papa Francisco. Líder da Igreja Católica, Francisco nos deixa um legado de amor ao próximo, de determinação na luta pelo fim dos conflitos, de preocupação com o planeta.”

Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, foi o primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica e ocupava o cargo desde 2013. Sua trajetória foi marcada por gestos de humildade, proximidade com os mais vulneráveis e um incansável apelo por fraternidade entre os povos.
Últimas notícias
Suspeito de roubar moto sofre acidente durante fuga e é socorrido pelo Samu no Sertão de Alagoas
Homem é preso após ameaçar matar a mãe e ferir o pai no município de Dois Riachos
Explosão de bomba deixa ao menos cinco mortos em cafeteria na Síria
TJ-SP suspende direito de resposta de Erika Hilton no SBT
Mulher fica ferida após se envolver em colisão na rodovia AL-101 Norte, em Maragogi
Deputado Leonam anuncia liberação de recursos para funcionamento do HC Pet
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
