Morre Papa Francisco: veja repercussão entre políticos e autoridades de Alagoas
Líder espiritual deixa legado de humildade e solidariedade em defesa dos mais pobres

O mundo amanheceu de luto nesta segunda-feira (21) com a notícia da morte do Papa Francisco, aos 88 anos. O líder da Igreja Católica faleceu às 7h35 (horário de Roma), ou 2h35 no horário de Brasília, na Casa Santa Marta, no Vaticano. O anúncio foi feito oficialmente pelo Camerlengo Kevin Farrell.
No domingo (20), o pontífice deixou uma de suas últimas mensagens durante as celebrações do Domingo de Páscoa, realizadas na Basílica de São Pedro. Em uma de suas falas, durante a tradicional bênção "Urbi et Orbi", Papa Francisco destacou:
“Não podemos estacionar nosso coração nas ilusões deste mundo nem fechá-lo na tristeza; temos de correr, cheios de alegria.”
Reconhecido mundialmente por sua simplicidade, defesa dos pobres e seu posicionamento firme em favor da paz e da justiça social, Papa Francisco recebeu homenagens de líderes religiosos e políticos de todas as partes do mundo. Em Alagoas, autoridades locais se manifestaram nas redes sociais em solidariedade e luto.
O governador do estado, Paulo Dantas, escreveu no X (antigo Twitter):
“Alagoas e o mundo se despedem de um líder espiritual único. O Papa Francisco nos ensinou a cuidar dos pobres e a viver com amor, paz e respeito ao próximo. Descanse em paz.”

O prefeito de Maceió, JHC, também lamentou a morte do pontífice:
“Recebi com pesar a partida do Papa Francisco. Um líder que inspirou o mundo com simplicidade e coragem, sempre ao lado dos mais pobres. Minha solidariedade aos católicos de Maceió, do Brasil e do mundo. Que Deus nos guie no caminho da paz, justiça e amor.”

Já o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, reforçou o legado deixado por Francisco:
“O Brasil e o mundo amanheceram tristes com a notícia da morte do Papa Francisco. Líder da Igreja Católica, Francisco nos deixa um legado de amor ao próximo, de determinação na luta pelo fim dos conflitos, de preocupação com o planeta.”

Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, foi o primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica e ocupava o cargo desde 2013. Sua trajetória foi marcada por gestos de humildade, proximidade com os mais vulneráveis e um incansável apelo por fraternidade entre os povos.
Últimas notícias

Idoso de 69 anos fica ferido após atropelamento em Penedo

Obra interdita Av. Comendador Leão, no Poço, até domingo (6)

Curto-circuito no sistema de energia solar provoca princípio de incêndio no prédio da Justiça Federal

Morre aos 93 anos o pastor Gedelti Gueiros, fundador da Igreja Cristã Maranata

Homem de 20 anos é assassinado a tiros no Canaã, em Maceió

Motorista perde controle de caminhonete e invade calçada em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
