Juízes inspecionam ala de presídio para atestar se instalações atendem exigências para manter Collor
Eles estiveram no local da custódia e constataram que ambiente oferece condições adequadas para cumprimento de pena do ex-presidente
Eles estiveram no local da custódia e constataram que ambiente oferece condições adequadas para cumprimento de pena
Os juízes Alexandre Machado, Nelson Martins e Alysson Amorim, da 16ª Vara de Execuções Penais, fizeram, nesta segunda-feira (28), inspeção extraordinária nas instalações da ala especial do Presídio Baldomero Cavalcanti, em Maceió. Eles também vistoriaram outros setores da unidade carcerária.
“Fizemos inspeção técnica no Baldomero por causa da custódia do ex-presidente Fernando Collor. Ele é uma figura pública exposta. Então, há a necessidade de adotar mecanismos para mantê-lo isolado e sem contato com os demais presos, garantindo sua integridade física e a segurança do ambiente prisional”, explicou o juiz Alexandre Machado.
Houve, segundo o magistrado, necessidade de adaptação de espaço na ala especial para receber o ex-presidente da República.
“O ambiente que visitamos se mostrou adequado e também oferece condições de atendimento de saúde de acordo com as comorbidades apontadas pela defesa do custodiado”, explicou Alexandre Machado, da 16ª Vara de Execuções Penais.
O espaço onde está o ex-presidente tem acesso à área onde ele vai poder tomar banho de sol, diariamente. O magistrado explicou ainda que esta inspeção é extraordinária, uma vez que a 16ª Vara tem como obrigação proporcionar o integral cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e garantir condições dignas para a execução da pena.
“Considerando sua condição de ex-chefe de Estado e a ampla notoriedade nacional e internacional que detém, devem ser tomadas cautelas a fim de não vulnerar sua integridade física e moral, como também mitigar os riscos à ordem interna da unidade prisional, para que não sejam gerados riscos de incidentes de difícil controle”, acrescentou o juiz.
O secretário estadual de Ressocialização, Diogo Teixeira, e o advogado Thiago Bonfim, um dos integrantes da defesa do ex-presidente, acompanharam os três magistrados durante a inspeção ao local onde o ex-presidente está custodiado no Presídio Baldomero Cavacalcanti.
Os juízes também visitaram outras alas do Baldomerto Cavalcante e conversaram som os reeducandos.
Magistrados dialogando com os reeducandos do Presídio Baldomero Cavalcanti. Foto: Maikel Marques/Ascom-TJAL
Últimas notícias
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
