Dia das Mães deve injetar R$ 55,8 milhões na economia da capital, diz Fecomercio
Segundo pesquisa do Instituto Fecomércio, deste valor, R$ 32,4 milhões serão investidos em compras de presentes e, 23,4 milhões, em comemorações

As vendas aquecidas indicam que o Dia das Mães é um dos melhores períodos para o comércio e reforçam os números da pesquisa de intenção de compras realizada pelo Instituto Fecomércio: entre presentes (70%) e celebrações (77,5%), a data deve injetar R$ 55,8 milhões na economia de Maceió.
O tíquete médio estimado para a compra dos mimos será de R$ 183,99, movimentando R$ 32,4 milhões no comércio de bens ou de serviços; e, para as comemorações, o tíquete médio vai ser de R$ 120,07, girando R$ 23,4 milhões – um crescimento de 6,34% na comparação entre 2022, último ano da pesquisa, e 2025.
Para os empresários, a data se equipara ao período natalino. “Por seu forte significado, o Dia das Mães traz um elevado volume de vendas, impulsionando o consumo de bens e experiências. O impacto comercial é tão grande que é comum ser comparado, no meio empresarial, com as vendas de Natal”, observa o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Adeildo Sotero.
Dentre os 70% que pretendem presentear, 53,5% vão adquirir um item; 27,7% devem comprar dois; e 12,9% investirão em três produtos. A compra de quatro (2,8%), cinco (0,8%) ou mais de cinco (2,2%) presentes também serão opções. Roupas e acessórios lideram a preferência dos consumidores (30,6%), seguidos de itens de beleza e perfumaria (22,3%), calçados (10,5%), bolsas e carteiras (9,9%), joias ou bijuterias (7,3%) e eletrodomésticos (6,9%), além de flores (1,7%), livros (0,6%), chocolates (0,4%) e viagens (0,2%).
Os valores investidos são entre R$ 101 a R$ 150 (21,6%), entre R$ 151 e R$ 200 (18,8%), entre R$ 51 a R$ 100 (13,5%) e entre R$ 201 a R$ 250 (13,24%), entre outras faixas. Segundo a pesquisa do Instituto Fecomércio, a qualidade dos produtos (32,4%) representa o maior atrativo para o consumidor na hora da compra, mas fatores como promoções (26,8%), preços baixos (20,4%) e atendimento (6,6%) também importam.
Para as compras, os shoppings (45,7%) e o Centro de Maceió (34,8%) serão os locais mais procurados, seguidos do e-commerce (12,4%) e das lojas de bairro (4,8%). Isoladamente, o Pix (30,5%) aparece como o meio de pagamento de deverá ser mais utilizado, mas o cartão de crédito surge como opção nas compras parceladas (29,9%), à vista no débito (15%) e no rotativo (13,7%), além do dinheiro (8,4%) e do crediário (1,8%).
Entre os que têm pretensão de comemorar (77,6%), a celebração será em casa (45%), na casa dos pais (24,5%), em restaurantes (16,8%), na casa de parentes (6,5%), em clubes ou praias (3,1%), shoppings (1,2%) e parques ou ao ar livre (0,2%). Para custear as comemorações, o investimento vai ficar nas faixas de até R$ 50 (27,5%), entre R$ 51 a R$ 100 (17,2%), entre R$ 101 e R$ 150 (17,2%) e outros valores.
Quanto aos entrevistados que não vão presentear (30%), 61,4% disseram não ter a quem presentear, 16,3% não têm o hábito de presentear na data e 11,1% comemoram o Dia das Mães de outra forma. Outros fatores foram o desemprego (2%), a cautela com compras (4,6%) e o endividamento (4,6%).
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