Política

Base governista na Câmara de Maceió apresenta sinais de desgaste

Vereadores que fazem parte da bancada de sustentação ao prefeito de Maceió estariam insatisfeitos

Por Felipe Ferreira 08/05/2025 11h11 - Atualizado em 08/05/2025 11h11
Base governista na Câmara de Maceió apresenta sinais de desgaste
Plenário da Câmara Municipal de Maceió - Foto: Dicom / Câmara Municipal de Maceió

O bloco de aliados do prefeito de Maceió, JHC (PL), na Câmara Municipal começa a apresentar sinais de desgaste. Informações de bastidores apontam que os vereadores estariam insatisfeitos com a falta de diálogo entre o Legislativo e o Executivo.

Há cerca de três meses os vereadores da capital iniciaram os trabalhos desta nova legislatura, mas ainda não tiveram uma definição sobre quem será o líder de JHC na Casa de Mário Guimarães.

Fontes revelaram que este seria o motivo para o descontentamento com o Executivo. Outro ponto, ainda, seria a ausência do prefeito — constantemente em Brasília articulando a indicação de sua tia ao STJ —, que chega a atrapalhar o andamento de alguns pontos sensíveis.

Como uma forma de chamar a atenção da gestão municipal, vereadores aprovaram a convocação do secretário Municipal de Ações Estratégicas e Integração Metropolitana (Semaemi), David Luna Gomes, para esclarecer a possível concessão dos serviços de drenagem urbana da capital alagoana.

Os vereadores cobram do secretário esclarecimentos sobre a falta de convite para a audiência pública promovida pela Prefeitura de Maceió para debater a concessão da Parceria Público-Privada (PPP).

Articulações para 2026


Vale lembrar, ainda, que o prefeito JHC não abriu o jogo com seus aliados na Câmara de Maceió sobre seu futuro político nas eleições de 2026.

A bancada governista não sabe se o prefeito vai disputar uma das duas vagas ao Senado Federal, ou se disputará de fato o governo de Alagoas.