Prefeitura de Maceió notifica empresas que possuem débitos de taxas mercantis
Situação fiscal pendente pode gerar multas, suspensão do cadastro e até mesmo a interdição do estabelecimento
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), está notificando as empresas que possuem débitos de taxas mercantis e orientando que regularizem suas pendências fiscais, para evitar consequências. As Pessoas Jurídicas que não estiverem em dia poderão ser multadas, ter o cadastro suspenso, o bloqueio para emissão de notas fiscais de serviço e até mesmo a interdição do estabelecimento.
Os débitos correspondem à Taxa de Licença de Funcionamento (TLF), também conhecida como Taxa de Localização, e à Taxa de Licença para Instalação (TLI). A TLF é cobrada anualmente e dividida em duas parcelas, e é lançada de acordo com a atividade econômica exercida pelo empreendimento. Já a TLF é lançada sempre que uma empresa é aberta ou tem seu endereço ou atividade alterado.
A relação das empresas em débitos pode ser conferida neste link. As guias de pagamento dos débitos mercantis estão disponíveis no site online.maceio.al.gov.br. Para gerar o extrato de débitos basta escolher a opção Mobiliário - Empresa/Autônomo e informar o número do cadastro mercantil do estabelecimento.
De acordo com a Fazenda Municipal, o edital, publicado no Diário Oficial do Município e que pode ser acessado clicando aqui, é o primeiro aviso para tornar público a situação, cabendo medidas administrativas posteriores, que podem gerar multas e interdição do estabelecimento.
O trabalho de notificação e autuações das empresas inadimplentes será realizado junto a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã de Maceió (Semsc), órgão responsável pela fiscalização de posturas e funcionamento de atividades econômicas.
Últimas notícias
Guarda Municipal prende suspeito por tráfico de drogas na Praça da Faculdade
Líder nas pesquisas, Arthur Lira mostra força ao lado de apoiadores em Palmeira dos Índios
Francisco Salles, durante visita ao Sertão : ‘Alagoas precisa de uma limpeza na política’
I Feira de Empreendedoras movimenta Arapiraca nesta segunda (03)
Servidores de Maceió terão salários antecipados nesta quarta-feira (29)
Dino dá 10 dias para governo e Congresso criarem proposta sobre emendas parlamentares
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Homem é morto a pedradas e pauladas no Benedito Bentes, em Maceió
