Prefeitura de Maceió notifica empresas que possuem débitos de taxas mercantis
Situação fiscal pendente pode gerar multas, suspensão do cadastro e até mesmo a interdição do estabelecimento

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), está notificando as empresas que possuem débitos de taxas mercantis e orientando que regularizem suas pendências fiscais, para evitar consequências. As Pessoas Jurídicas que não estiverem em dia poderão ser multadas, ter o cadastro suspenso, o bloqueio para emissão de notas fiscais de serviço e até mesmo a interdição do estabelecimento.
Os débitos correspondem à Taxa de Licença de Funcionamento (TLF), também conhecida como Taxa de Localização, e à Taxa de Licença para Instalação (TLI). A TLF é cobrada anualmente e dividida em duas parcelas, e é lançada de acordo com a atividade econômica exercida pelo empreendimento. Já a TLF é lançada sempre que uma empresa é aberta ou tem seu endereço ou atividade alterado.
A relação das empresas em débitos pode ser conferida neste link. As guias de pagamento dos débitos mercantis estão disponíveis no site online.maceio.al.gov.br. Para gerar o extrato de débitos basta escolher a opção Mobiliário - Empresa/Autônomo e informar o número do cadastro mercantil do estabelecimento.
De acordo com a Fazenda Municipal, o edital, publicado no Diário Oficial do Município e que pode ser acessado clicando aqui, é o primeiro aviso para tornar público a situação, cabendo medidas administrativas posteriores, que podem gerar multas e interdição do estabelecimento.
O trabalho de notificação e autuações das empresas inadimplentes será realizado junto a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã de Maceió (Semsc), órgão responsável pela fiscalização de posturas e funcionamento de atividades econômicas.
Últimas notícias

Homem que teria matado o próprio filho espancado é encontrado morto em Coruripe

Estudantes de Medicina da Ufal visitam Núcleo de Epidemiologia do HEA

Vídeo mostra mulher pedindo socorro após ser esfaqueada na Uneal, em Arapiraca

Chacina em Estrela de AL pode ter sido motivada por ciúmes; vítimas foram mortas a facadas

Identificadas vítimas de chacina ocorrida dentro de residência em Estrela de Alagoas

Moradores denunciam despejo de resíduos por condomínio de luxo, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
