Psicóloga destaca importância de lei de Leonardo Dias sobre apoio a alunos com altas habilidades
Fernanda Caló ressaltou a necessidade de se ter profissionais capacitados para identificar superdotados

“Essa lei vai desmistificar e fomentar conhecimento científico sobre o tema”. Foi com esta declaração, que a psicóloga e mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Fernanda Caló, destacou a importância da aprovação de uma lei de autoria do vereador Leonardo Dias (PL), na Câmara Municipal de Maceió.
Trata-se da legislação que “dispõe sobre a criação do Núcleo Municipal de Apoio a Alunos com Altas Habilidades e Superdotação no município de Maceió e dá outras providências”.
De acordo com Caló, que é fundadora da comunidade de pais superdotados de Maceió, “a iniciativa é excelente porque visa dar acesso à avaliação e suporte especializado para superdotados”, que ainda é, como mostra a psicóloga, um dos grandes desafios para esse público.
“O núcleo prevê ainda formação de professores e estratégias de sensibilização a respeito do tema”, complementa.
Fernanda Caló explica ainda que a implantação deste núcleo, a partir da lei, “oportuniza desenvolvimento de potenciais talentos, além de contribuir para o bem-estar geral dos superdotados. A criação do núcleo vai possibilitar que famílias que não podem pagar por uma avaliação e suporte de forma privada possam ter acesso a esse serviço”.
Ao falar das dificuldades que as famílias com filhos superdotados enfrentam atualmente, Caló destaca a necessidade de se ter profissionais capacitados para identificar superdotados.
Além disso, há ainda o acesso necessário a “equipes multiprofissionais (psicólogos, professores etc) que consigam fornecer condições favoráveis para que estas crianças se desenvolvam de forma plena”.
“Os pais também precisam ser acolhidos, tanto no momento da identificação, quanto no surgimento de desafios secundários à condição de superdotação”, finaliza Fernanda Caló.
O vereador Leonardo Dias destacou que apresentou a proposição legislativa após ouvir pais sobre os desafios enfrentados por estas crianças e adolescentes. O texto da lei aprovada foi construído após um profundo estudo sobre o tema, em constantes conversas com especialistas no assunto.
“Os alunos com altas habilidades ou superdotação representam um recurso humano de alto impacto para o futuro do município e do país. É importante que ofereçamos um ambiente que favoreça o desenvolvimento destas crianças. Fico extremamente feliz diante do fato dos meus pares terem entendido a importância deste projeto e o aprovado por unanimidade. Este é um exemplo que que o Legislativo pode e deve ouvir pessoas para apresentar propostas que se tornem políticas públicas efetivas. É assim que tenho me pautado em meu mandato e esta é mais uma iniciativa nesse sentido”, colocou o vereador.
Últimas notícias

Defesa Civil recomenda suspensão de transporte escolar universitário por causa das chuvas

Sesau alerta contra a leptospirose diante dos temporais que atingem Alagoas

Ufal suspende atividades presenciais em três campi devido às fortes chuvas

Carreta tomba na "Curva do Criminoso", na BR-104, em PE

Coqueiro desaba na Praia de Jacarecica após chuvas e avanço do mar em Maceió

Homem é morto a tiros durante a madrugada no bairro Chã da Jaqueira, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
