Defensoria Pública cobra reestruturação da Maternidade Santa Mônica, em Maceió
Vistorias realizadas pela instituição constataram um cenário alarmante

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE-AL) ingressou com uma Ação Civil Pública para obrigar o Estado de Alagoas e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) a promoverem a reestruturação da Maternidade Escola Santa Mônica, referência no atendimento a gestantes e recém-nascidos de alto risco na capital.
Vistorias realizadas pela instituição constataram um cenário alarmante: superlotação, estrutura física deteriorada, falta de insumos básicos e grave déficit de profissionais. Gestantes têm sido internadas em corredores e chegam a passar dias acomodadas em poltronas. A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera — espaço que poderia ajudar a desafogar a maternidade — segue fechada por falta de mobília simples e de baixo custo.
A crise é agravada por atrasos e cortes salariais, além de inadimplência em contratos com fornecedores, o que tem comprometido o fornecimento de materiais essenciais, como papel para exames e fraldas para os bebês.
Na ação, a Defensoria pede a contratação emergencial de médicos e técnicos, a regularização dos pagamentos a fornecedores, a imediata ativação da Casa da Gestante — com prazo de 15 dias para aquisição do mobiliário necessário — e melhorias urgentes na infraestrutura da unidade.
O pedido foi assinado pelos defensores públicos do Núcleo de Proteção Coletiva: Ricardo Antunes Melro, Daniel Coêlho Alcoforado Costa, Lucas Monteiro Valença e Marcelo Barbosa Arantes.
Últimas notícias

Caio Bebeto repudia maus-tratos a cavalo no Benedito Bentes e cobra punição aos responsáveis

Cabo Bebeto critica veto de Paulo Dantas a projeto que beneficia pessoas com deficiência em Alagoas

Caio Bebeto alerta sobre exploração de crianças em situação de rua e pede união de forças

Projeto de Alfredo Gaspar torna crimes contra agentes de segurança hediondos

Hospital Metropolitano salva moradora de União dos Palmares com tumor no rim

PF faz operação contra importação clandestina de remédio emagrecedor
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
