Direitos humanos: Comissão de Anistia julga pedido de Dilma Rousseff
Duas sessões plenárias serão realizadas nesta quinta (22) e sexta-feira (23); Dilma busca o reconhecimento como anistiada política

O requerimento de anistia da ex-presidente Dilma Rousseff será analisado nesta quinta-feira (22) pela Comissão da Anistia, órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). O pedido foi enviado pela primeira vez em 2002, quando a comissão foi criada. Dilma, no entanto, solicitou a suspensão do processo enquanto ocupava os cargos de ministra de Estado e de presidente da República.
Em 2016, a ex-presidente solicitou pelo retorno da tramitação. O requerimento foi negado em 2022, durante a gestão do governo de Jair Messias Bolsonaro (PL).
Dilma entrou com recurso, que será analisado nesta semana. Outros 95 pedidos também serão examinados na sessão plenária da Comissão de Anistia nesta quinta.
Duas sessões plenárias serão realizadas nesta quinta e sexta-feira (23).
A Comissão de Anistia tem por finalidade específica analisar solicitações que tenham comprovação inequívoca dos fatos relativos à perseguição sofrida, de caráter exclusivamente política, bem como emitir parecer sobre os requerimentos de anistia. Ela busca o reconhecimento como anistiada política.
Atualmente, Dilma é presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco do Brics, com sede em Shangai, na China. Indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o posto, Dilma está à frente da instituição desde 2023.
Últimas notícias

Prefeitura divulga lista dos candidatos aptos à eleição do prêmio Servidor Excelente 2025

Cabo Bebeto pressiona Sesau por soluções para crise em UPAs e hospital de Arapiraca
Cibele Moura solicita expansão do programa Vem Que Dá Tempo para quatro municípios alagoanos

Casal substitui equipamento de sistema de Paulo Jacinto nesta terça-feira (30)

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) leva serviços de saúde à parte baixa da capital

Polícia Civil prende suspeito de homicídio de jovem na parte alta de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
