Educação

Ufal retoma atividades presenciais após suspensão por chuvas intensas

Reitor Josealdo Tonholo fará também, ad referendum, por qualquer alteração ser decisão do Consuni

Por 7Segundos com Assessoria 24/05/2025 12h12
Ufal retoma atividades presenciais após suspensão por chuvas intensas
Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - Foto: Reprodução

Em reunião virtual na noite desta sexta-feira (23), a gestão superior da Ufal e os diretores de unidades acadêmicas e administrativas decidiram que as unidades de Maceió e do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo, devem voltar a receber seus alunos e servidores, de forma presencial, para seguir com o semestre letivo.

O calendário acadêmico prevê o encerramento até o dia 10 de junho, e a nova proposta da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) foi acatada pelos diretores de unidades acadêmicas, e consiste apenas em uma flexibilização de algumas datas. Segunda-feira, a Prograd emitirá uma nota técnica explicando as adaptações feitas.

O reitor Josealdo Tonholo fará também, ad referendum, por,qualquer alteração ser decisão do Consuni, para validar a nova adaptação das datas finais do semestre. 

Segundo o coordenador de Cursos de Graduação da Pró-reitoria de Graduação da Ufal, professor Vinícius Manzoni, está mantido o período de férias (7/6 a 6/7) e o início do semestre letivo de 2025 para o dia 7 de julho, com encerramento previsto para o fim de novembro.

Os prazos de matrícula para o período letivo de 2025.1 também estão mantidos, conforme previsto no calendário.

A suspensão das atividades presenciais durante esta semana foi baseada nos alertas de chuvas intensas, emitidos pela Defesa Civil de Maceió e de Alagoas. 

Segundo relatos da Sinfra, mais de 20 prédios sofreram danos e seguem sendo cuidados pelos técnicos da Universidade para que seja possível o uso, mas, caso precisem ser isolados, será informado.

Na reunião virtual, o reitor Tonholo também abordou a situação crítica de recursos das universidades e fará um pedido emergencial ao MEC, para manutenção dos prédios do Campus A. C. Simões, em Maceió, e do Ceca, em Rio Largo.