Defensoria Pública cria guarda institucional e firma parceria com Polícia Militar para garantir assistência jurídica a militares estaduais
Durante o evento, o defensor público-geral do Estado, Fabrício Leão Souto, ressaltou a importância dos avanços firmados.

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) e a Polícia Militar de Alagoas (PMAL) formalizaram, nesta terça-feira (27), a assinatura de dois convênios institucionais voltados ao fortalecimento da segurança pública e à promoção da cidadania. A cerimônia foi realizada na Academia de Polícia Militar e contou com a presença de autoridades de ambas as instituições.
O primeiro convênio estabelece a criação da Guarda da Defensoria Pública, composta inicialmente por 35 policiais militares da reserva remunerada. Esses profissionais atuarão na segurança patrimonial e institucional das unidades da Defensoria Pública localizadas tanto na capital quanto no interior do Estado. O termo tem vigência inicial de 24 meses e representa um importante avanço para a proteção dos espaços onde se concretiza o acesso à justiça.
Já o segundo convênio tem como objetivo garantir ampla defesa aos policiais militares alagoanos em processos criminais previstos no artigo 14-A do Código de Processo Penal. A Defensoria Pública atuará diretamente nesses casos, assegurando o direito ao devido processo legal, garantindo celeridade processual e retorno o quanto antes de mais efetivo ativamente nas ruas.
Durante o evento, o defensor público-geral do Estado, Fabrício Leão Souto, ressaltou a importância dos avanços firmados.
“Hoje é um momento histórico com dois grandes avanços. O primeiro é a criação de uma guarda institucional que vai trazer segurança para as nossas unidades na capital e no interior, a fim de resguardar um ambiente seguro para que o cidadão alagoano possa vir e estar na Defensoria Pública. E o outro é a garantia do direito de defesa e do devido processo legal célere dos policiais militares, dentro daquilo que prevê o Código de Processo Penal, até para que retornem ao serviço nas ruas. Celebremos a integração entre a Defensoria Pública e a Polícia Militar do Estado de Alagoas para, cada vez mais, servir à sociedade e aos cidadãos.”
O comandante-geral da PMAL, coronel Paulo Amorim Feitosa Filho, também destacou os benefícios da parceria: “Essa iniciativa fortalece ainda mais os laços entre as instituições e, sobretudo, beneficia diretamente o policial militar, sua família e toda a sociedade alagoana.”
Participaram da solenidade o subcomandante-geral da PM, coronel Neivaldo; o chefe de gabinete, tenente-coronel F. Soares; o chefe do Estado-Maior Geral, tenente-coronel Lúcio; e a diretora de Comunicação Social da PM, tenente-coronel Josiene.
Homenagem – Amigo da Polícia Militar
Durante o evento, o comandante-geral concedeu a medalha “Amigo da Polícia Militar” ao defensor público-geral, Fabrício Leão Souto, e à subdefensora pública-geral, Thaís Moreira Pimenta. A honraria reconhece personalidades que contribuem, direta ou indiretamente, para o fortalecimento da corporação e para o bem-estar da sociedade alagoana.
Últimas notícias

Jovem é assassinado dentro de casa no município de Passo de Camaragibe

Cerca de mil quilos de queijo são apreendidos em laticínio clandestino no Sertão de AL

PF desarticula esquema de envio de drogas de SP para Arapiraca pelos Correios

Prefeito dá posse a novos diretores escolares e reforça compromisso com a excelência da educação em Coruripe

Mulher tem seios queimados com óleo quente pelo marido no Sertão de Alagoas; suspeito fugiu

Adolescente é apreendido com maconha no município de Taquarana
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
