Hospital Ib Gatto Falcão conta com Sala Lilás para atendimento especializado às vítimas de violência
Cerimônia de inauguração ocorreu nesta segunda-feira e representa a união de forças da Sesau e Cria
O Hospital Ib Gatto Falcão, referência em urgência e emergência no município de Rio Largo, passa a contar, a partir desta segunda-feira (2), com uma Sala Lilás, espaço exclusivo para o atendimento humanizado a mulheres, crianças, adolescentes e demais pessoas em situação de violência física, sexual ou psicológica. A iniciativa é resultado de uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Rede de Atenção às Violências (RAV) e Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria).
O objetivo é oferecer um ambiente seguro, sigiloso e acolhedor, com suporte de uma equipe multidisciplinar às vítimas de violência no município de Rio Largo e municípios vizinhos. “Essa é uma conquista importante para nossa rede de proteção. A Sala Lilás vai além da estrutura física; ela representa o compromisso da gestão em garantir que nenhuma vítima fique desassistida ou revitimização ao buscar ajuda”, destacou o diretor-geral da unidade, Graciliano Ramos.
O novo espaço foi cuidadosamente projetado para garantir conforto e privacidade. Com entrada independente, contará com profissionais capacitados para atuar em situações de violência. O protocolo inclui acolhimento psicológico, atendimento médico e social, orientação jurídica e encaminhamento para a rede de proteção.
Segundo o secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Montteiro, que representou o titular da pasta, médico Gustavo Pontes de Miranda, a iniciativa representa o resultado de um esforço contínuo de integração entre as pastas. A Sala Lilás do Hospital Ib Gatto Falcão é a sétima instalada no Estado em parceria com a Cria.
“Atender uma vítima de violência exige mais do que técnica, exige sensibilidade e articulação. A Sala Lilás é fruto dessa escuta atenta e do esforço conjunto para que nenhuma mulher ou criança precise sofrer em silêncio. É uma política pública concreta no enfrentamento à violência”, enfatizou Igor Montteiro.
A secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, também reforçou a relevância do novo espaço. “Nosso papel é garantir que as vítimas encontrem portas abertas, e não barreiras, quando decidirem buscar ajuda. Ter uma Sala Lilás dentro de um hospital é estratégico, pois muitos casos de violência são identificados nas emergências. Agora, essas pessoas terão um lugar onde serão acolhidas com dignidade e proteção”, ressaltou Caroline.
Atendimento
A Sala Lilás funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana, com equipe de plantão formada por enfermeiros, médicos, psicólogos e assistentes sociais. O atendimento será integrado com delegacias e conselhos tutelares, sempre que necessário.
A gerente executiva da RAV, Thaylise Nunes, também comemorou a conquista. “Estou muito feliz com a abertura da Sala Lilás no Hospital Ib Gatto Falcão. O espaço está lindo e acolhedor; é visível o carinho e o cuidado em cada detalhe. A população é quem mais ganha, pois a sala assegura o direito de quem busca acolhimento. É emocionante ver a rede fortalecida, com equipes unidas e comprometidas, caminhando de mãos dadas”, declarou Thaylise.
A idealizadora da Sala Lilás no Hospital Ib Gatto Falcão, a ex-diretora administrativa Izabelle Lins, emocionou-se ao falar da concretização do projeto. “Idealizar esta sala foi um compromisso que nasceu do coração e da escuta de tantas histórias de dor que exigem respostas rápidas e humanas. Ver esse espaço pronto, com profissionais capacitados e acolhedores, é ver um sonho coletivo ganhar forma. A Sala Lilás é mais do que um espaço físico, é um símbolo de cuidado, empatia e esperança para quem mais precisa”, afirmou Izabelle.
A cerimônia de inauguração contou com a presença da secretária Especial de Articulação da Segov, Carol Januário; a superintendente de Estratégias Hospitalares, Sayonara Gomes; do deputado estadual Lelo Maia; do vereador por Maceió, Zé Márcio; dos conselheiros tutelares Willames de Melo e Anderson Henrique; além de vereadores e demais autoridades municipais.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
