Copa Rainha Marta Nordeste: competição é lançada oficialmente com destaque para o formato de disputa
Disputa será realizada entre os dias 3 e 9 de novembro no estádio Rei Pelé, em Maceió
Em uma cerimônia marcada pela celebração ao esporte e à representatividade feminina, foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (04), em Maceió, a Copa Rainha Marta Nordeste. A competição é organizada pelo Consórcio Nordeste em parceria com o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, e promete se tornar referência no calendário esportivo da região.
O evento contou com a presença dos nove secretários de Estado do Esporte do Nordeste, além de representantes de clubes e autoridades do esporte. A competição, idealizada como um marco para o futebol feminino, será realizada entre os dias 3 e 9 de novembro, no estádio Rei Pelé, em Maceió. Antes disso, cada estado nordestino organizará sua própria seletiva, com o objetivo de montar uma seleção estadual que o representará na etapa final.
A Copa Rainha Marta presta homenagem à atleta alagoana, maior jogadora da história do futebol feminino, e busca incentivar a formação de novos talentos e fortalecer a base da modalidade nos estados nordestinos.
“Estamos falando de muito mais que futebol. É inclusão, visibilidade, empoderamento e oportunidade para milhares de meninas e mulheres sonharem com o protagonismo no esporte”, afirmou Lydia Pollyana, secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas. “A Copa Rainha Marta é também um reconhecimento à maior atleta da história do futebol feminino, que saiu do interior de Alagoas para conquistar o mundo”.
Para Luciano Leonídio, coordenador da Câmara Temática do Esporte do Consórcio Nordeste, a Copa representa uma conquista coletiva dos estados nordestinos. “Essa é uma ação concreta de fortalecimento da integração regional, do incentivo ao futebol feminino e da valorização das nossas atletas. É o Nordeste unindo forças para promover mais oportunidades e revelar novos talentos”, afirmou.
Representando a família da Rainha Marta, Risô Vasconcelos celebrou a ampliação da competição. “Estou aqui hoje representando a família da Marta, e como pessoa íntima, fico emocionada de ver o que a nossa menina, hoje uma mulher, se tornou. Não falo apenas dentro de campo, mas fora principalmente. Além do dom do futebol, tem o dom de representar os alagoanos, os brasileiros, em especial o público feminino”, disse.
Formato da competição
As nove seleções estaduais serão divididas em três grupos de três equipes. Após a fase de grupos, avançam às semifinais os três primeiros colocados de cada grupo e o melhor segundo colocado. As equipes classificadas seguem então para as semifinais e, posteriormente, para a grande final, que promete lotar as arquibancadas do Rei Pelé.
Após a realização de oito edições em Alagoas, a Copa Rainha Marta, já consolidada no calendário do futebol feminino, chega em um momento de crescimento e valorização no Brasil e busca consolidar um espaço permanente para a modalidade na agenda esportiva regional. Com o apoio institucional e a mobilização dos estados, a Copa Rainha Marta Nordeste nasce como uma vitrine de talentos e um símbolo do compromisso com a igualdade de gênero no esporte.

Últimas notícias
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
