Moraes determina prisão definitiva de Carla Zambelli e notifica câmara
Deputada do PL desembarcou na Itália antes da ordem de prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste sábado (7) o cumprimento imediato da pena de 10 anos de prisão da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A decisão inclui também a perda do mandato parlamentar e o pagamento de indenização de R$ 2 milhões, a ser dividido com o hacker Walter Delgatti Netto, também condenado no mesmo processo.
Na decisão, Moraes afirma que houve trânsito em julgado da condenação — ou seja, esgotaram-se todas as possibilidades de recurso —, o que autoriza a execução da pena. O ministro também determinou que a Secretaria Judiciária do STF envie ao Ministério da Justiça e Segurança Pública os documentos necessários para a formalização do pedido de extradição da parlamentar.
A Polícia Federal confirmou que Carla Zambelli deixou o Brasil e desembarcou na Itália na quinta-feira (5), dois dias antes da ordem de prisão ser emitida. Moraes argumenta que a parlamentar viajou com “intenção de se furtar à aplicação da lei penal”, em razão da proximidade do julgamento dos embargos de declaração no STF, que foram rejeitados.
Zambelli se diz vítima de perseguição e pede refúgio
Em entrevista à imprensa, nesta sexta-feira (6), Zambelli afirmou que pretende se entregar voluntariamente às autoridades italianas, mas não indicou quando nem onde isso deve ocorrer. A deputada alegou que está sendo perseguida politicamente.
“Estou aqui de boa-fé. Estou aqui por conta de uma perseguição política. Vou provar isso. Fui condenada sem provas. [...] Quero buscar refúgio na Itália”, declarou.
Ela também criticou outra condenação anterior, por porte ilegal de arma de fogo, dizendo que tinha porte legal e que o julgamento foi “ridículo”.
Condenações
Carla Zambelli foi condenada em maio deste ano pelos crimes de:
•Invasão de dispositivo informático
•Falsidade ideológica
•Inserção de dados falsos no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
A pena total é de 10 anos de prisão em regime fechado, perda do mandato na Câmara dos Deputados e multa.
Walter Delgatti Netto, o hacker envolvido no caso, foi condenado a oito anos e três meses de prisão, também em regime fechado, além de multa equivalente a 480 salários-mínimos. Ambos devem pagar R$ 2 milhões por danos morais e coletivos ao Estado.
Extradição e próximos passos
Com a parlamentar em solo italiano, o governo brasileiro deve agora formalizar o pedido de extradição por meio dos canais diplomáticos e jurídicos. Zambelli já foi incluída na lista vermelha da Interpol, o que a torna procurada em 196 países.
Últimas notícias

Morre Preta Gil, aos 50 anos, durante tratamento de câncer nos EUA

Torcedor cai no fosso do Estádio Rei Pelé

AGU quer apuração de movimentações financeiras antes do tarifaço

Idoso de 63 anos fica ferido após cair de moto em Jacaré dos Homens

Eduardo Bolsonaro ameaça Moraes e diz que vai tirá-lo do STF

Idoso de 88 anos desaparece no Santo Eduardo; família pede ajuda
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
