[Vídeo] Projeto “Rede Limpa” remove cabeamentos inativos em postes de Maceió
Iniciativa da Prefeitura de Maceió promete reorganizar a fiação aérea, melhorar a estética urbana e aumentar a segurança nas vias públicas
![[Vídeo] Projeto “Rede Limpa” remove cabeamentos inativos em postes de Maceió](https://img.7segundos.com.br/Ul7hyGV0r7hI0UIGOc2y_aD-CJw=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-06-11-151357.png)
Cabos soltos, enroscados e sem uso são uma cena comum em diversos postes de Maceió. Além de poluírem visualmente a cidade, esses fios representam um risco à segurança de pedestres e motoristas. Mas esse cenário começou a mudar com a implantação do projeto “Rede Limpa”, uma iniciativa da Prefeitura de Maceió, executada pela Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina).
A ação tem como objetivo reorganizar a fiação nos postes, trazendo mais organização urbana e um visual mais limpo para a capital alagoana. A primeira etapa do projeto teve início na Avenida Antônio Gouveia, na orla da Pajuçara, e deve seguir até o bairro de Jacarecica, cobrindo toda a faixa litorânea em aproximadamente oito meses.
Nos cinco primeiros quilômetros onde foram realizados os serviços, foram retiradas 40 toneladas de fios, ou cerca de 60 mil metros de cabeamentos inativos.
Segundo a diretora executiva da Ilumina, Fernanda Monteiro, além de melhorar a estética da cidade, o projeto oferece mais segurança e valorização dos pontos turísticos e do comércio local. "Além da segurança, nós temos um ganho estético, valorizando os pontos turísticos e o comércio da nossa cidade", disse.
Fernanda Monteiro, reforça que os postes continuarão sendo compartilhados por diversas empresas, mas a intenção é manter um canal de diálogo constante com operadoras e órgãos reguladores para evitar que os problemas se repitam no futuro. "Estamos abertos ao diálogo com as empresas e órgãos competentes para que o problema não volte a acontecer".
Como a população pode ajudar
Caso a população identifique cabos soltos ou em risco de queda, é possível acionar diretamente a Ilumina ou a Aspeal (Agência de Serviços Públicos do Estado de Alagoas) por meio dos canais de comunicação oficiais.
Fernanda também destacou que a fiação retirada está sendo descartada de forma segura e ambientalmente responsável. As operadoras de telecomunicação foram notificadas para regularizar suas instalações e colaborar com a iniciativa.
Expansão para toda a cidade
Embora a prioridade inicial seja a orla, a expectativa é de que o projeto seja ampliado para outras regiões da capital. O Rede Limpa atua não só como uma ação corretiva, mas também como um alerta: fios soltos e mal instalados não são apenas feios, são perigosos. Eles podem causar choques, curtos-circuitos, incêndios e até a queda de postes inteiros.
Enquanto a primeira etapa segue avançando pela orla, a Ilumina estuda estratégias para levar a ação a todos os bairros de Maceió, contribuindo para uma cidade mais segura e organizada.
Confira a reportagem:
Últimas notícias

Homem é preso em Cacimbinhas após agredir companheira com golpe de facão
![[Vídeo] Ônibus de estudantes colide com duas motos em Arapiraca e deixa dois feridos](https://img.7segundos.com.br/bOfwPh4b32WPEjiWgx_R-4GpHeE=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-10-04-at-081643.jpeg)
[Vídeo] Ônibus de estudantes colide com duas motos em Arapiraca e deixa dois feridos
Centro de Convenções de Arapiraca deve impulsionar o turismo de negócios e eventos na região

Após troca de tiros, homem com tornozeleira eletrônica é preso na Barra de Santo Antônio

Homem é detido por populares após invadir casa para furtar bicicleta, em Maceió
Homem é preso em Arapiraca vendendo cocaína e maconha e justifica dizendo estar desempregado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
