Governo entrega serviço pioneiro de cardiopediatria e cirurgias cardíacas infantis pelo SUS
Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene se torna referência no tratamento de crianças cardiopatas em todo o estado
governador Paulo Dantas e o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, inauguraram, na tarde desta quarta-feira (11), o serviço de cardiopediatria e cirurgia cardíaca pediátrica do Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene, em Maceió.
Em um momento histórico para a saúde pública alagoana, a nova estrutura representa uma mudança de paradigma para o cuidado com crianças cardiopatas no estado, oferecendo diagnóstico e tratamento cirúrgico especializado sem a necessidade de deslocamento para outros centros do país.
%20-62.jpg)
Ao destacar a importância do novo equipamento, Paulo Dantas, que estava acompanhado pela primeira-dama, médica Julia Bitto, lembrou que a doença cardiovascular é a que mais mata no Brasil. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), estima-se que 500 crianças nasçam por ano com algum tipo de cardiopatia em Alagoas, e aproximadamente 400 delas necessitam de intervenção médica especializada.
“Hoje estamos lançando um serviço que com certeza vai salvar muitas vidas. A doença cardiovascular é a que mais mata no Brasil, e com esse serviço, nossas crianças terão o ciclo de atendimento completo, desde a consulta até a cirurgia e o pós-operatório”, disse o governador.
Ele destacou ainda o benefício às famílias alagoanas, que antes precisavam buscar tratamento fora do estado. “Até pouco tempo atrás, essas crianças tinham que ser encaminhadas para fora de Alagoas, o que atrasava o tratamento, aumentava os custos e gerava angústia para as famílias. Agora, elas serão atendidas aqui, perto de casa”, comemorou.
Leitos
%20-08.jpg)
A cardiopediatria é uma área de alta complexidade que trata malformações cardíacas congênitas — condição que atinge cerca de 1 em cada 100 recém-nascidos.
Com a inauguração, o Hospital do Coração passa a contar com quatro leitos de UTI cardíaca pediátrica habilitados pelo Ministério da Saúde, dois leitos adicionais próprios, seis leitos de enfermaria pediátrica e ambulatório para o acompanhamento pré e pós-cirúrgico. A previsão é de até 240 procedimentos cirúrgicos e intervencionistas por ano.
%20-72.jpg)
Segundo o secretário de Estado da Saúde, o serviço preenche uma lacuna histórica na rede pública. “Estamos entregando um dos serviços mais esperados e necessários para a nossa população. Temos estrutura, equipe especializada e investimento contínuo para cuidar dessas crianças. Esta é mais uma entrega do governo Paulo Dantas que tem olhado para a Saúde de modo muito especial, com acolhimento e dedicação ao povo alagoano”, ressaltou Gustavo Pontes de Miranda.
%20-15.jpg)
Com investimentos que somam mais de R$ 2,3 milhões, custeados integralmente pelo Tesouro Estadual, o projeto inclui obras de infraestrutura, aquisição de equipamentos de alta tecnologia e a contratação de equipes médicas e multiprofissionais.
Para o diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, a iniciativa marca o início de uma nova era na saúde pediátrica alagoana.
%20-53.jpg)
“Estamos falando de salvar vidas, de oferecer qualidade e acolhimento. Esse é um passo gigante que coloca Alagoas como referência regional no tratamento de cardiopatias congênitas. Vamos cuidar com amor, técnica e responsabilidade de cada pequena vida que chegar até aqui”, disse.
Formação
%20-24.jpg)
Além do atendimento direto às crianças, o novo serviço fortalecerá a formação de profissionais da área e ampliará o alcance do Programa Coraçãozinho, que desde 2015 realiza o diagnóstico precoce de cardiopatias em recém-nascidos no estado.
Para famílias como a de Maria Gabrielly dos Santos, de quatro anos, diagnosticada com uma cardiopatia no ano passado, o novo serviço representa uma chance de tratamento mais rápido e seguro.
“A gente se preocupava só de pensar em ir para outro estado, sem saber quando e como. Agora, sabemos que ela pode ser cuidada aqui, com o apoio de todos. Isso é um alívio imenso”, contou emocionada Rosangela dos Santos, mãe da menina.
%20-75.jpg)
Presente à solenidade, o cardiologista e deputado estadual José Wanderley Neto celebrou a implantação do novo serviço como um marco histórico para a saúde no estado. “Falo como cidadão: essa inauguração é uma bênção. Quem já teve um filho ou neto com cardiopatia congênita sabe o desespero de não ter atendimento. Agora, temos esse serviço aqui”, celebrou.
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, foi outro que saudou a inauguração do novo serviço. Ele destacou a parceria entre a AMA, o Governo do Estado e as prefeituras municipais para o atendimento aos alagoanos de todas as regiões. “É um investimento essencial. A AMA, os municípios e o Governo do Estado têm capilaridade para garantir que o serviço chegue a quem precisa”, afirmou.
Também estavam presentes à solenidade a secretária Kátia Born e os deputados estaduais Remi Claheiros, Alexandre Ayres e Lelo Maia.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
