Governo alerta para ‘Estado de Atenção’ em Alagoas devido à previsão de chuvas e ventos fortes
Instabilidade atmosférica deve gerar pancadas de chuva e rajadas de vento até esta terça-feira (17)
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) prorrogou o Estado de Atenção em Alagoas até as 23h59 desta terça-feira (17), em virtude da continuidade de chuvas moderadas e ventos intensos, especialmente nas regiões do Litoral, incluindo a Grande Maceió, Baixo São Francisco, Zona da Mata e parte do Agreste.
O Litoral alagoano apresentou o maior acumulado absoluto de chuva no mês de junho, com 210,1mm, o que representa 83% da média histórica de 252,1mm. Nas regiões da Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste, os volumes registrados foram de 169,0m, 162,1mm e 112,5mm, respectivamente. Já o Sertão e o Sertão do São Francisco apresentaram os menores índices, com apenas 64,5% e 58,6% dos volumes médios históricos.
De acordo com a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden), modelos meteorológicos e imagens de satélite indicam a formação de áreas de instabilidade próximas à faixa litorânea, aumentando o risco de pancadas de chuva e rajadas de vento isoladas. A previsão para as próximas 48 horas é de chuvas de intensidade moderada, que podem causar alagamentos em zonas urbanas com drenagem deficiente.
Além das inundações localizadas, há o alerta para possíveis danos causados pelos ventos, como destelhamentos, queda de árvores e placas mal fixadas. Apesar dos acumulados de chuva, não há, até o momento, risco de transbordamento dos principais rios e lagoas do estado.
A Semarh reforça que está monitorando as condições em tempo real e poderá emitir novos alertas meteorológicos ou hidrometeorológicos caso haja intensificação do quadro. A população pode acompanhar atualizações diárias no site da Semarh: www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico
O alerta foi emitido oficialmente às 21h do domingo (16) e permanece válido até o fim da noite desta terça-feira (17), podendo ser revisto conforme a evolução dos modelos climáticos.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
