Governo alerta para ‘Estado de Atenção’ em Alagoas devido à previsão de chuvas e ventos fortes
Instabilidade atmosférica deve gerar pancadas de chuva e rajadas de vento até esta terça-feira (17)

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) prorrogou o Estado de Atenção em Alagoas até as 23h59 desta terça-feira (17), em virtude da continuidade de chuvas moderadas e ventos intensos, especialmente nas regiões do Litoral, incluindo a Grande Maceió, Baixo São Francisco, Zona da Mata e parte do Agreste.
O Litoral alagoano apresentou o maior acumulado absoluto de chuva no mês de junho, com 210,1mm, o que representa 83% da média histórica de 252,1mm. Nas regiões da Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste, os volumes registrados foram de 169,0m, 162,1mm e 112,5mm, respectivamente. Já o Sertão e o Sertão do São Francisco apresentaram os menores índices, com apenas 64,5% e 58,6% dos volumes médios históricos.
De acordo com a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden), modelos meteorológicos e imagens de satélite indicam a formação de áreas de instabilidade próximas à faixa litorânea, aumentando o risco de pancadas de chuva e rajadas de vento isoladas. A previsão para as próximas 48 horas é de chuvas de intensidade moderada, que podem causar alagamentos em zonas urbanas com drenagem deficiente.
Além das inundações localizadas, há o alerta para possíveis danos causados pelos ventos, como destelhamentos, queda de árvores e placas mal fixadas. Apesar dos acumulados de chuva, não há, até o momento, risco de transbordamento dos principais rios e lagoas do estado.
A Semarh reforça que está monitorando as condições em tempo real e poderá emitir novos alertas meteorológicos ou hidrometeorológicos caso haja intensificação do quadro. A população pode acompanhar atualizações diárias no site da Semarh: www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico
O alerta foi emitido oficialmente às 21h do domingo (16) e permanece válido até o fim da noite desta terça-feira (17), podendo ser revisto conforme a evolução dos modelos climáticos.
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
