Governo alerta para ‘Estado de Atenção’ em Alagoas devido à previsão de chuvas e ventos fortes
Instabilidade atmosférica deve gerar pancadas de chuva e rajadas de vento até esta terça-feira (17)
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) prorrogou o Estado de Atenção em Alagoas até as 23h59 desta terça-feira (17), em virtude da continuidade de chuvas moderadas e ventos intensos, especialmente nas regiões do Litoral, incluindo a Grande Maceió, Baixo São Francisco, Zona da Mata e parte do Agreste.
O Litoral alagoano apresentou o maior acumulado absoluto de chuva no mês de junho, com 210,1mm, o que representa 83% da média histórica de 252,1mm. Nas regiões da Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste, os volumes registrados foram de 169,0m, 162,1mm e 112,5mm, respectivamente. Já o Sertão e o Sertão do São Francisco apresentaram os menores índices, com apenas 64,5% e 58,6% dos volumes médios históricos.
De acordo com a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden), modelos meteorológicos e imagens de satélite indicam a formação de áreas de instabilidade próximas à faixa litorânea, aumentando o risco de pancadas de chuva e rajadas de vento isoladas. A previsão para as próximas 48 horas é de chuvas de intensidade moderada, que podem causar alagamentos em zonas urbanas com drenagem deficiente.
Além das inundações localizadas, há o alerta para possíveis danos causados pelos ventos, como destelhamentos, queda de árvores e placas mal fixadas. Apesar dos acumulados de chuva, não há, até o momento, risco de transbordamento dos principais rios e lagoas do estado.
A Semarh reforça que está monitorando as condições em tempo real e poderá emitir novos alertas meteorológicos ou hidrometeorológicos caso haja intensificação do quadro. A população pode acompanhar atualizações diárias no site da Semarh: www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico
O alerta foi emitido oficialmente às 21h do domingo (16) e permanece válido até o fim da noite desta terça-feira (17), podendo ser revisto conforme a evolução dos modelos climáticos.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa aponta aprovação de 77% à gestão da prefeita Márcia Cavalcante em São Luís do Quitunde
Decoração natalina de São Luís do Quitunde é destaque na Região Norte e encanta Famílias
Flávio se isola na direita após receber bênção de Bolsonaro para 2026
Após 10 anos de casados: Enfermeira foi morta com um tiro na cabeça, aponta delegado
[Vídeo] LiteraCOC transforma alunos em autores e fortalece o protagonismo infantil no Colégio COC Arapiraca
Balanço da PM em Penedo inclui Patrulha Maria da Penha, acidentes e blitz de trânsito
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
