Previdência Social

Aposentados fazem filas em agências dos Correios de Alagoas em busca de respostas sobre descontos ilegais

Em todo Alagoas são 95 agências que estão recebendo os beneficiários do INSS

Por 7Segundos 18/06/2025 08h08 - Atualizado em 18/06/2025 08h08
Aposentados fazem filas em agências dos Correios de Alagoas em busca de respostas sobre descontos ilegais
Atendimento aos aposentados e pensionistas pode ser feito nas agências dos Correios - Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão fazendo filas nas agências dos Correios em busca de resposta sobre os descontos ilegais. Em Alagoas, são 95 agências que estão ofertando os serviços para os beneficiários.

Na agência dos Correios, localizada na Rua do Sol, no Centro de Maceió, os aposentados já formaram filas antes da abertura da unidade. A capital alagoana conta com mais duas agências que dispõe do serviço: a unidade do Tabuleiro do Martins (avenida Durval de Góes Monteiro) e a do térreo do Maceió Shopping. Clique aqui nesse link e veja todas as agências que estão recebendo atendimento

O atendimento presencial nas agências dos Correios é uma alternativa para quem não conseguiu fazer a solicitação por meio do aplicativo Meu INSS, Central Telefônica 135 ou pelo site oficial: https://www.gov.br/inss/pt-br . 

De acordo com os Correios, o atendimento é voltado a beneficiários que têm dificuldades com internet ou telefone, ou que se sentem mais seguros com atendimento presencial.

Para ser atendido, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial. Não é preciso levar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição. Caso o beneficiário esteja impossibilitado de comparecer, um representante legal pode ser atendido, desde que apresente uma procuração autenticada. Nessa situação, o acesso será restrito à consulta.

O atendimento nas agências será feito por meio de uma plataforma eletrônica específica, independente da base de dados dos benefícios previdenciários, garantindo segurança às informações. Os aposentados e pensionistas poderão:

.Consultar se houve desconto não autorizado

.Requerer contestação de descontos indevidos

.Reconhecer a autorização de algum desconto

.Consultar o resultado da contestação (em até 15 dias úteis)

.Analisar e contestar documentos apresentados pela associação

.Imprimir protocolo com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS.

O serviço será gratuito e realizado por equipes treinadas. Haverá prioridade de atendimento para aposentados e pensionistas, com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.