Fraude INSS: Correios já fizeram 140 mil atendimentos sobre descontos indevidos
Ao todo, 5.000 funcionários auxiliam beneficiários que buscam informações nas agências

Um balanço dos Correios enviado ao R7 nesta terça-feira (3) informa o registro de 140 mil atendimentos a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em agências de todo o país.
Graças a uma parceria, os beneficiários da Previdência Social podem contestar descontos não autorizados diretamente nas unidades. Com mais de 5 mil agências em funcionamento no Brasil, a iniciativa busca promover inclusão social e fortalecer a segurança no atendimento aos segurados.
Mais de cinco mil funcionários atuam na orientação às possíveis vítimas do esquema de fraude, com o objetivo de identificar cobranças irregulares, formalizar a contestação e acompanhar o andamento dos processos.
O serviço, totalmente gratuito, atende prioritariamente pessoas com dificuldades no uso da internet ou do aplicativo Meu INSS.
Caso a solicitação já tenha sido feita por meio digital, não há necessidade de comparecer presencialmente.
O procedimento segue o mesmo fluxo, com análise em igual velocidade. Além disso, o INSS disponibiliza atendimento pelo número 135.
Veja os canais oficiais do INSS
Aplicativo Meu INSS
Site oficial: https://www.gov.br/inss/pt-br
Central telefônica: 135
Agência dos Correios (atendimento presencial)
Reembolso
O INSS iniciou nesta segunda-feira (26) a devolução dos valores cobrados indevidamente nas folhas de pagamento de aposentados e pensionistas, referentes ao mês de abril.
O montante total a ser reembolsado soma R$ 292 milhões. A restituição será feita junto com o pagamento regular dos benefícios, entre 26 de maio e 6 de junho.
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